???

Qual o grupo: mono ou eudi?

Olá estudante. Lendo esse texto, que traz importantes informações sobre gimnospermas e angiopermas, você encontrará lacunas que deverão ser preenchidas com um dos termos dispostos entre parágrafos. Ao preencher as lacunas, certifique-se que a palavra foi escrita corretamente.
           As monocotiledôneas (= Liliopsida) têm como principal característica a presença de um único cotilédone em suas sementes, enquanto as eudicotiledôneas (= Magnoliopsida) apresentam (um – dois) cotilédones em suas sementes.
           E o que é o cotilédone? É uma parte do embrião da semente, que fica unida ao eixo embrionário, podendo armazenar reservas que serão utilizadas durante a (germinação - morte) da semente. Por exemplo, considere uma semente de feijão; você certamente já viu que tem duas metades dentro da casca (= tegumento) da semente do feijão. Estas duas estruturas são os dois cotilédones, portanto o feijão é uma espermatófita, angiosperma e (monocotiledônea - eudicotiledôneas). O feijão pertence à espécie: Phaseolus vulgaris.
           Muitas plantas têm sementes diminutas, dificultando a observação do número de cotilédones. Ainda bem que, Além do número de cotilédones, outras características podem auxiliar na identificação do grupo de plantas. As angiospermas possuem características secundárias que auxiliam na diferenciação entre as monocotiledôneas e eudicotiledôneas.
           1. RAIZ. A maioria das monocotiledôneas apresenta raízes fasciculadas ou em cabeleira, onde todas as raízes possuem tamanhos semelhantes entre si e não evidencia (raiz – caule) principal em relação às demais. Nas eudicotiledôneas as raízes são, em sua maioria, do tipo pivotante ou axial, onde é possível perceber uma (raiz – caule) principal mais desenvolvida e as raízes secundárias.
           Monocotiledôneas: raízes (fasciculadas – pivotantes)
           Eudicotiledôneas: raízes (fasciculadas – pivotantes)
           2. FOLHAS. As folhas são órgãos vitais para as plantas, pois realizam o processo de (reprodução – fotossíntese) nas espécies vegetais. Elas também contribuem para a identificação de um vegetal, pois a maioria das monocotiledôneas apresenta folhas paralelinérveas, ou seja, nervuras paralelas entre si. Já a maioria das eudicotiledôneas possuem folhas peninérveas ou reticuladas, onde evidenciamos uma nervura principal, da qual se ramificam nervuras secundárias. Note, as nervuras é onde a seiva circula nas folhas.
           Monocotiledôneas: folhas (paralelinérveas – peninérveas)
           Eudicotiledôneas: folhas (paralelinérveas – peninérveas)
           3. FLORES. Uma característica marcante das angiospermas é a presença de (flores – estróbilos) verdadeiras. Muitas são coloridas, exalam um aroma agradável e possuem néctar, que é uma substância geralmente com sabor (salgado – adocicado). Todas estas características contribuem para a atração de animais que atuam como agentes polinizadores, transportando o grão de pólen de uma flor para outra. No entanto, há flores que não têm pétalas, nem sépalas, em que a polinização é feita pelo (inseto – vento). Esta (polinização - transpiração) possibilitará a fecundação, ou seja, o encontro e fusão dos gametas, originado o embrião, garantindo assim a continuidade da espécie através da reprodução (sexuada – assexuada).
Nas monocotiledôneas as flores são trímeras, isto é, elas apresentam três pétalas e sépalas ou número múltiplo de três. Já as eudicotiledôneas possuem flores tetrâmeras, com quatro elementos, ou pentâmeras, com cinco elementos.
           Monocotiledôneas: flores (trímeras – tetrâmeras – pentâmeras)
           Eudicotiledôneas: flores ou (trímeras – tetrâmeras – pentâmeras)
           4. SEMENTES. São formadas a partir da fecundação, união dos gametas. Nesse caso, após a (polinização – fecundação), fixação do grão de pólen e desenvolvimento do tubo polínico, as células espermáticas do grão de pólen fundem-se ao núcleo da oosfera formando o embrião da semente, o qual será envolvido por um único cotilédone nas (monocotiledôneas – eudicotiledôneas) ou dois cotilédones nas (monocotiledôneas – eudicotiledôneas). Outra célula espermática se funde aos núcleos polares do saco embrionário formando o endosperma. Em seu desenvolvimento, as sementes acumulam produtos da fotossíntese constituindo sua reserva de (água – nutrientes).
           5. FRUTOS. Estruturas exclusivas das (gimnospermas – angiospermas), envolvem e protegem as sementes. Eles atuam diretamente no processo de dispersão das (flores – sementes), seja essa anemocoria (realizada através do vento); hidrocoria (realizada através da água); zoocoria (realizada pela ação de animais); autocoria, quando o vegetal possui frutos que promovem a dispersão/distribuição de suas sementes independente de outros fatores.

           Utilizando seus conhecimentos e as informações disponíveis no texto acima, preencha as lacunas referentes a comparações entre monocotiledôneas e eudicotiledôneas, utilizando as características dispostas entre parenteses.

           As monocotiledôneas possuem RAÍZES do tipo (fasciculada ou cabeleira - pivotante ou axial), já as eudicotiledôneas possuem RAÍZES do tipo (fasciculada ou cabeleira - pivotante ou axial).
           As FOLHAS das monocotiledôneas apresentam nervuras (paralelinérvea - peninérvea ou reticulada), já das eudicotiledôneas apresentam FOLHAS (paralelinérvea - peninérvea ou reticulada).
           As monocotiledôneas possuem FLORES (trímeras - tetrâmeras ou pentâmeras), já as eudicotiledôneas possuem FLORES (trímeras - tetrâmeras ou pentâmeras).
           Com relação a quantidade de COTILÉDONES, as monocotiledôneas possuem (um – dois) e as eudicotiledôneas possuem (um – dois).

           Pense nas características das plantas para anotar a que grupo pertence cada uma, conforme os pares a seguir. Utilize “M” para identificar os exemplos de monocotiledôneas e “E” para as eudicotiledôneas.
           arroz x rosa
           feijão x grama
           palmeira x pau-brasil
           caju x buriti
           jatobá x guariroba
           cebola x abacate