Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10172
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_MatthiasAmmann.pdf1,44 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorDias, Ângela Álvares Correia-
dc.contributor.authorAmmann, Matthias-
dc.date.accessioned2012-03-29T15:17:20Z-
dc.date.available2012-03-29T15:17:20Z-
dc.date.issued2012-03-29-
dc.date.submitted2011-12-01-
dc.identifier.citationAMMANN, Matthias. Facebook, eu curto: uma análise mimética das redes sociais digitais. 2011. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10172-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.en
dc.description.abstractApesar da perspectiva crescente de sujeitos – adultos e jovens – atuando no ambiente da Internet e se relacionando por meio de redes sociais, existem poucos estudos que qualifiquem a produção de sentido neste ambiente. Especialmente as redes sociais digitais vêm ganhando grande projeção no cenário contemporâneo depois da maior difusão dos microcomputadores e de interfaces mais amigáveis a usuários comuns a partir de meados da década de 90. Este trabalho buscou analisar o que é (re)-descoberto por meio de relações miméticas no momento singular de “curtir” um conteúdo na rede social Facebook. Olhar para o atual sujeito com sistemas fechados que buscam identidades seria um equívoco já incorrido pela concepção moderna de sujeito. Portanto, utilizamos da vertente analítica transdisciplinar que se aglutina em volta do conceito de mímesis. Tomando como conceitos-base a noção de história/referências miméticas e texto, interessou-nos analisar as referências/histórias ontogenéticas e filogenéticas integradas subjetivamente, por meio de semelhanças e diferenças, em momentos singulares da experiência sensível. Este estudo exploratório utilizou uma base de dados coletada por meio de um questionário eletrônico composto de 24 questões fechadas e abertas, sua amostra foi de 382 respostas e utilizou múltiplas técnicas de análise para examinar o material coletado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractDespite the growing prospect of subjects - adults and young people - entering and interacting in the Internet environment through social networking sites, there is a lack of studies that qualify the production of meaning in this environment. Especially the digital social networks are gaining great prominence in the contemporary scene after the widespread use of microcomputers and user-friendly interfaces common since the mid-90s. This study aimed to analyze what is (re)-discovered by means of mimetic relationships in the singular moment of “like” (liking) a content in the social network Facebook. Looking for the current subject with closed systems which seek for identities would be a mistake already incurred by the modern conception of the subject. Therefore, we used the transdisciplinary analytical concept around mimesis. Based on the notion of mimetic history/references and text, we became interested in analyzing the texture of the ontogenetic and phylogenitic history/references integrated through a subjective action, through similarities and differences, in singular moments of the sensitive experience. This exploratory study used a database collected by means of an electronic questionnaire composed by 24 closed and open questions, 382 responses were collected and multiple analysis techniques were used to examine the collected material.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFacebook, eu curto : uma análise mimética das redes sociais digitaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInterneten
dc.subject.keywordWorld Wide Web (Sistema de recuperação da informação)en
dc.subject.keywordComunicação de massa e tecnologiaen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10172/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.