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Título: O Evangelho de Filipe e o contexto histórico-ritualístico valentiniano no séc.II d.C.
Autor(es): Sobral, Virna Pedrosa
Orientador(es): Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Álvarez
Assunto: Evangelhos apócrifos
Cristianismo
Gnosticismo
Igreja - história
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: SOBRAL, Virna Pedrosa. O Evangelho de Filipe e o contexto histórico-ritualístico valentiniano no séc.II d.C. 2011. viii, 120 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Evangelho de Filipe é um dos manuscritos da Biblioteca de Nag Hammadi, descoberta em 1945 no sul do Egito, na região de Chenoboskion. Esse documento é datado do séc.II d.C., e é representativo do grupo “cristão gnóstico” valentiniano. O Evangelho de Filipe não é similar aos evangelhos canônicos; não relata cenas da vida de Jesus, mas possui, de modo geral, um caráter catequético. Ele é importante não só por ser uma fonte primária do valentinianismo, mas também porque nos revela um pouco sobre a ritualística e os sacramentos gnósticos, assunto relativamente pouco conhecido até mesmo no conjunto das fontes que tratam do gnosticismo. Muitos pesquisadores vêm observando que os ritos de iniciação descritos no Evangelho de Filipe são muito similares à ritualística do cristianismo proto-ortodoxo, o que nos mostra que as fronteiras entre os vários grupos cristãos eram muito tênues. Tais grupos, como os valentinianos, eram chamados de “hereges” pelos heresiólogos, que na verdade o faziam numa tentativa de não só desclassificálos, mas também de afirmar sua própria identidade. Nesta dissertação será feita a comparação de dados rituais não entre tradições religiosas extremamente diferentes, mas entre grupos cristãos que coexistiam no séc.II d.C.: o grupo valentiniano e o grupo de tradição apostólica, a partir de várias testemunhas das práticas sacramentais do cristianismo primitivo. Para isso também se mostra importante descrever o contexto histórico-ritualístico valentiniano no séc.II d.C., a fim de que se possa ter um entendimento maior dos dados analisados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Gospel of Philip is one of the manuscripts of the Nag Hammadi Library, discovered in 1945 in southern Egypt, at the region of Chenoboskion. This document is from the second century post Cristum, and is representative of the group "christian gnostic" valentinian. The Gospel of Philip is not similar to the canonical Gospels, it does not report scenes of Jesus' life, but has, in general, a catechetical nature. It is important not only because it is a primary source of the valentinians, but also because it reveals to us a little about the gnostic ritual and the sacraments, a subject relatively unknown even in dealing with all sources of gnosticism. Many researchers have observed that the initiation rites described in the Gospel of Philip are very similar to the ritual of the proto-orthodox christianity, which shows that the boundaries between the various christian groups were very tenuous. Such groups, as the valentinians, were called "heretics" by heresiologists, who actually made an attempt not only to disqualify them, but also to assert its own identity. In this dissertation will be made to compare data between rituals not vastly different religious traditions, but between Christian groups that coexisted in séc.II AD: Valentinian the group and the group of apostolic tradition, from several witnesses to the sacramental practices of early Christianity. For this also becomes important to describe the historical context in séc.II AD Valentinian ritual, so that one may have a greater understanding of the data analyzed.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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