http://repositorio.unb.br/handle/10482/10268
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ConflitosSocioambientaisEducacao.pdf | 127,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Conflitos socioambientais, educação ambiental e participação social na gestão ambiental |
Autor(es): | Saito, Carlos Hiroo Ruscheinsky, Aloísio Bastos, Fábio da Purificação de Nunes, Jacy Bandeira Almeida Silva, Luciano Fernandes Carvalho, Luiz Marcelo de |
Assunto: | Educação ambiental Participação social Freire, Paulo, 1921-1997 |
Data de publicação: | Jan-2011 |
Editora: | Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB |
Referência: | SAITO, Carlos Hiroo et al. Conflitos socioambientais, educação ambiental e participação social na gestão ambiental. Sustentabilidade em Debate, Brasília, v. 2, n. 1, p. 121-138, jan./jun. 2011. Disponivel em:<http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/view/3910/3321>. Acesso em: 04 Abr. 2012. |
Resumo: | Trata-se da síntese da mesa-redonda “Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental” realizada no V ENANPPAS(2010), que teve como foco principal a discussão de quatro temas: Conflitos socioambientais e os mitos da participação social; Conflitos socio ambientais e as incertezas das condições para a educação ambiental em meio aos problemas e conflitos; Resolução de Conflitos socio ambientais – ações mediadas pela razão instrumental e interesse emancipatório; Ações positivas como práticas dialógico problematizadoras.A partir de um texto inicial provocativo, cada debatedor trouxe sua contribuição em forma de texto, seguida de novas questões oriundas dessas intervenções. O conjunto do debate foi gravado, transcrito e sintetizado para apresentação neste artigo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This is synthesis of the debates held during the round-table “Socio environmental conflicts, environmental education and social participation on environ mentalmanagement”, at the V ENANPPAS (2010), which has focused on the discussionof four main themes: Socio environmental conflicts and the myths of social participation; Socio environmental conflicts and the uncertainty of conditions toen vironmental education immersed in problems and conflicts; Solution of Socio environmental conflitcts – actions mediated by instrumental rationality and emancipatory interest; Positive actions as dialogical problematizing practice onconcrete reality. From an initial provocative text, each member has brought hisfirst contribution, followed by new questions as consequence of these speeches.The hole debate was recorded, transcripted and made a synthesis to present in this manuscript form. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Licença: | Sustentabilidade em Debate do Centro de Desenvolvimento Sustentável - Universidade de Brasília é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/issue/view/441/showToc. Acesso em: 17 abr. 2012. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons