Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rufinoni, Priscila Rossinetti | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-27T12:20:49Z | - |
dc.date.available | 2012-04-27T12:20:49Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RUFINONI, Priscila Rossinetti. Julgar sem preceptivas, julgar pelo universal: glosas modernistas a Kant. Trans/Form/Ação, Marília, v.33, n.2, p.95-112, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/trans/v33n2/v33n2a06.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732010000200006 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10334 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca pensar os juízos estéticos da Terceira crítica de Kant, em relação aos discursos sobre a arte moderna. Propomos, de maneira didática, relacionar tais juízos kantianos à utopia da modernidade e às suas consequências (e críticas) contemporâneas. Não tencionamos, porém, fazer uma análise pormenorizada do pensamento de Kant, propriamente, mas expor as várias glosas
que este recebeu, ao inaugurar um outro espaço para a Estética, principalmente no que se refere à arena comunitária na qual se agenciam os juízos e que torna possível uma arte ao mesmo tempo universal e sem regras fixas. Mais do que pensar a arte como “livre jogo”, ou como “bela” e como “finalidade sem fim”, pontos nodais da crítica de Kant, sem dúvida, interessa-nos investigar a
perspectiva autorreflexiva que os juízos estéticos permitem. A interpretação do objeto-arte moderno não seria, em última instância, o exercício comunitário de um juízo? | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Julgar sem preceptivas, julgar pelo universal : glosas modernistas a Kant | en |
dc.title.alternative | To judge without preceptive, to judge by universal : modernist comments about Kant | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Arte - estética | en |
dc.subject.keyword | Arte moderna | en |
dc.subject.keyword | Kant, Immanuel, 1724-1804 | en |
dc.rights.license | TRANS/FORM/AÇÃO - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3173&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 abr. 2012. | en |
dc.description.abstract1 | This article aims to show the aesthetic judgments of the Third critique of Kant in relation to the discourses on modern art. In didactic manner, we propose to show the relationship between the Kantians judgments and the artistic modernity, its development and its contemporary criticism. We do not propose, however, a detailed analysis of Kant’s philosophy, but expose the various
interpretations which this philosophy received when it opened another space for Aesthetic. This article does not show art as “free play” or as “beautiful” and as “finality without end”, but investigates
the autoreflexivity of the aesthetic judgments. The interpretation of the modern art could be, ultimately, an exercise of communal judgments? | - |
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