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Título: Caracterização de consumidores, tendência de mercado e estratégias para o crescimento do segmento de hortaliças no Distrito Federal e Entorno
Autor(es): Almeida, Isaac Leandro de
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Consumidores - preferência
Hortaliças - Distrito Federal (Brasil)
Alimentos naturais
Data de publicação: 15-Mai-2012
Referência: ALMEIDA, Isaac Leandro de. Caracterização de consumidores, tendência de mercado e estratégias para o crescimento do segmento de hortaliças no Distrito Federal e Entorno. 2012. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A procura por alimentos com baixo teor de gordura e açúcares coloca as hortaliças na linha de frente na batalha contra a obesidade e desnutrição. Isso promove a demanda por produtos saudáveis e estimula a expansão de novos nichos de mercado. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar demograficamente o consumidor de hortaliças convencionais e orgânicas, avaliar a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos no Distrito Federal e prever possíveis tendências desse mercado na região, além de elencar estratégias para o setor. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre hortaliças convencionais em diversos estabelecimentos comerciais no ano de 2009, bem como sobre hortaliças orgânicas nos anos de 2004, 2008 e 2011, mediante a aplicação de mais de 1700 questionários, previamente estruturados e validados. Os dados foram submetidos à analise estatística, tratados de forma quantitativa/qualitativa e discutidos sob a ótica da segurança alimentar, diferenciação do produto, investigação ampla de mercado, consumo e qualidade, padrões de demanda, tendência de mercado e sociedade de risco. O perfil padrão do consumidor de hortaliças, tanto convencionais como orgânicas, na região central do Distrito Federal é de uma pessoa do gênero feminino, com idade entre 41 e 50 anos, economicamente ativa, nível de escolaridade superior e elevada renda familiar. A principal razão para aquisição de hortaliças orgânicas está centrada na preocupação com a saúde e o principal aspecto obervado pelos consumidores de hortaliças convencionais é a inocuidade do produto. A expansão do mercado de hortaliças orgânicas está limitada, principalmente, pela baixa oferta do produto e reduzida variedade. As hortaliças são percebidas como frescas, saborosas e saudáveis pelos consumidores e qualquer estratégia que implique na expansão e crescimento desse segmento deve estar alicerçada nessas questões. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The low levels of fat and sugar put vegetables in the front line when fighting obesity and malnutrition and the great stimulus for developing this sector is based on the increasing vegetable demand observed in some markets groups. This research aimed to characterize the consumers of organic and conventional vegetables, study their perception of quality and tendencies and identify strategies. More than 1700 consumers were interviewed in the years of 2004, 2008, 2009 and 2011 through a structured questionnaire. Data were submitted to statistical analyses, quantitative and qualitatively, and discussed using the concepts of food security, product differentiation, market investigation, quality, consumer demand and risk society. The profile of a vegetable consumer at Federal District central area is of a female, from 41 to 50 years of age, economically active, high education level and income. The main reason to pursue organic vegetables is based on health preservation and for those that buy conventional vegetables the safety of the product is the most important factor. The expansion of organic vegetables' market is limited by the low offer and variety of the products. Vegetables are perceived as fresh, tasteful and healthy and any strategy to increment the sector must be anchored in these factors.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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