Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10723
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Edriane Madureira Daher.pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Cléria Botêlho da-
dc.contributor.authorDaher, Edriane Madureira-
dc.date.accessioned2012-06-15T15:20:27Z-
dc.date.available2012-06-15T15:20:27Z-
dc.date.issued2012-06-15-
dc.date.submitted2011-11-25-
dc.identifier.citationDAHER, Edriane Madureira. Cenas da escravidão: imagens de Debret e o ensino de história no Distrito Federal 2008 ao tempo presente. 2011. xi, 277 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10723-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2011.en
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar como os professores de História do Ensino Fundamental das escolas públicas do Recanto das Emas, Distrito Federal interpretam as imagens da escravidão expressas na pintura do artista francês Jean Baptiste Debret produzidas durante os anos de 1816 a 1831, no Rio de Janeiro, Brasil. Procurei orientar-me pelos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, entrecruzando o corpus imagético e a oralidade com outras fontes escritas. Tal exercício metodológico de análise das imagens foi fundamentado à luz da História Oral realizada com os professores, em diálogo com a obra do próprio artista - produtor das imagens, com outros teóricos e com a minha própria interpretação como pesquisadora. Assim, busquei evidenciar qual a interpretação dos professores sobre as imagens da pesquisa, quais discursos podem ser produzidos a partir da narrativa visual do pintor e ainda, procurei estabelecer algumas possibilidades de trabalho pedagógico no ensino de História a partir dessas imagens. Penso que com essa pesquisa talvez seja possível aguçar os sentidos para a valorização da imagem como elemento intermediário entre as culturas oral e escrita, de modo a realçar o seu papel e estimular o diálogo dessas linguagens na construção da narrativa histórica. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work aims at analyzing how Public Fundamental School History teachers in the city of Recanto das Emas-DF interpret the slavery images expressed in the paintings by the French artist Jean Baptiste Debret (Paris, 1768 – ditto, 1848) produced during the years 1816 to 1831, in Rio de Janeiro, Brazil. I have tried to base my studies on the theoretical and methodological assumptions of Cultural History by cross-crossing the imagery corpus and oral interpretations with other written sources. Such methodological analytic exercise was founded on the teachers’ Oral History dialoguing with the artist himself – the producer of such images, with other theorists and my own interpretation of the teachers’ understanding. Therefore, I have tried to evidence which were the teachers’ interpretations of the images presented during the research, which discourses could be produced from the visual narrative of the painter, as well as which possible pedagogic work could be done in History teaching from those images. I believe this research may open spaces for the valuing of images as a mediator between the oral and written cultures, as a way of emphasizing its role and stimulating the dialogue of those languages in the construction of history narrative.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCenas da escravidão : imagens de Debret e o ensino de história no Distrito Federal 2008 ao tempo presenteen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensino - Distrito Federal (Brasil)en
dc.subject.keywordEscravidão - Brasil - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordHistória oralen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.