http://repositorio.unb.br/handle/10482/10820
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_JoseMessiasEitererSouza.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Nós que por aqui passamos, convosco o que aprendemos? : uma visão do aprendizado escolar segundo perspectiva de estudantes de primeira série do ensino médio |
Autor(es): | Souza, José Messias Eiterer |
Orientador(es): | Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
Assunto: | Ensino médio Educação - escolas - aprendizagem |
Data de publicação: | 27-Jun-2012 |
Data de defesa: | 9-Abr-2012 |
Referência: | SOUZA, José Messias Eiterer .Nós que por aqui passamos, convosco o que aprendemos?: uma visão do aprendizado escolar segundo perspectiva de estudantes de primeira série do ensino médio. 2012. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa acerca do entendimento que jovens estudantes da primeira série do ensino médio teriam de sua própria atuação no ambiente escolar. Indaga-se qual seria a narrativa de sua realidade escolar que estudantes teriam a partir das realidades que encontram nas escolas pelas quais transitam ou transitaram e das narrativas da realidade compartilhadas por eles com seus familiares e demais pessoas de relacionamento mais próximo. Apresenta-se um painel das principais teorias pedagógicas presentes em escolas, no sentido de estabelecer, em linhas gerais, quais seriam as possíveis perspectivas teóricas a fundamentar a realidade encontrada pelos sujeitos colaboradores nas escolas pelas quais transitaram. Nesse sentido, mencionam-se perspectivas behavioristas e cognitivistas, além de tratar com mais cuidado da Teoria da Assimilação de Ausubel (1980), da Perspectiva Histórico-Cultural da Escola Soviética de Psicologia e, também, do conceito de Educação Bancária enunciado por Freire (1998). Na análise das informações construídas na pesquisa considera-se o conceito de narrativa da realidade de Bruner (1990) e, principalmente, a perspectiva da educação bancária denunciada por Freire (1998) como uma realidade da escola, além de se fazer referência à Teoria da Subjetividade de González Rey (2005). Conclui-se que a educação bancária se faz muito presente em escolas, pois emergiu fortemente nas narrativas dos sujeitos colaboradores, assim como eles demonstraram identificar a escola como uma necessidade imperativa na preparação para sua vida futura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Is presented a qualitative survey on the understanding that young students at high school first year would have its own role in the school environment. Asks to what narrative of his school reality that students have from the realities that are in schools for which transit or moved and the narratives of reality shared by them with their families and others closer relationships. It presents a panel of the main pedagogical theories present in schools, to establish, in general, what are the possible theoretical perspectives to justify the reality encountered by the subjects collaborators in schools for which were transferred. In this sense, it refers to behavioral and cognitive perspectives and it is more carefully the Ausubel’s (1980) Theory of Assimilation, Historical and Cultural Perspective of the Soviet School of Psychology and also the concept of Banking Education stated by Freire (1998). In the analysis of information constructed in the survey consider the concept of narrative reality of Bruner (1990) and especially the prospect of banking education reported by Freire (1998) as a reality of the school, and make reference to the Theory of Subjectivity by Gonzalez Rey (2005). It is concluded that the banking education becomes very present in schools, since emerged strongly in the narratives of the subject collaborators, but they demonstrated to identify the school as an imperative in preparing for their future lives. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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