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dc.contributor.advisorVasconcelos, Laércia Abreu-
dc.contributor.authorFonseca, Flávia Nunes-
dc.date.accessioned2012-07-16T15:20:20Z-
dc.date.available2012-07-16T15:20:20Z-
dc.date.issued2012-07-16-
dc.date.submitted2012-04-16-
dc.identifier.citationFONSECA, Flávia Nunes. Contingências e metacontingências no Twitter: uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010. 2012. xii, 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10951-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012.en
dc.description.abstractO conceito de metacontingência tem sido utilizado como unidade de análise para o estudo de práticas culturais. Ao tratar do comportamento das pessoas em grupo, a mídia é apontada como uma agência controladora. Assim, é necessário considerar a evolução da tecnologia, principalmente os avanços trazidos pela internet, para avaliar as interações entre os indivíduos em sociedade. Este trabalho tem como foco a mídia e a política. O objetivo foi analisar relações comportamentais identificadas na campanha presidencial brasileira de 2010 via Twitter – uma rede social na internet. A partir dos conceitos de contingência e metacontingência, investigaram-se os possíveis efeitos dessa nova forma de comunicação no comportamento de candidatos e diferentes setores da sociedade brasileira. Para isso, foram coletadas todas as mensagens que os candidatos Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva postaram em seus perfis entre 1 de junho e 31 de outubro. Mensagens relacionadas à campanha foram identificadas e categorizadas a partir de três temas: (A) Propostas de governo, (B) Ações de campanha eleitoral e (C) Recursos do Twitter. Os resultados indicam que os três candidatos enfatizaram o tema B, mas apresentaram diferentes estratégias de comunicação com seus seguidores no site. Discutem-se as contingências comportamentais entrelaçadas identificadas e o estabelecimento de novas práticas culturais com o uso de recursos da internet nas campanhas eleitorais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe concept of metacontingency has been used as the unit of analysis for the study of cultural practices. When it comes to social behavior, the media is identified as a controlling agency. Therefore it is necessary to considerer the evolution of technology, especially the advances brought by the Internet, to evaluate the interactions between individuals in society. The present work focuses on media and politics. The objective of the study was to analyze behavioral relationships identified in Brazil’s 2010 presidential campaign via Twitter – a social network on the internet. The concepts of contingency and metacontingency were used to investigate the possible effects of this new form of communication on the behavior of candidates and different sectors of society. For this purpose, messages posted by the candidates Dilma Rousseff, José Serra and Marina Silva on their profiles between June 1 and October 31 were collected. Messages related to the campaign were identified and categorized according to three themes: (A) Government proposals, (B) Campaign actions and (C) Twitter resources. The results indicate that the three candidates emphasized the theme B but used different strategies to communicate with their followers on the site. The interlocking behavioral contingencies and the establishment of new cultural practices with the use of internet resources in political campaigns are discussed.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleContingências e metacontingências no Twitter : uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComportamento - avaliaçãoen
dc.subject.keywordRedes de relações sociaisen
dc.subject.keywordCampanha eleitoralen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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