Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1104
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_2007_AlessandraBevilaquaChaves.pdf752,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.contributor.authorBeviláqua-Chaves, Alessandra-
dc.date.accessioned2009-01-15T13:47:47Z-
dc.date.available2009-01-15T13:47:47Z-
dc.date.created2007-08-
dc.date.issued2007-08-
dc.date.submitted2007-08-
dc.identifier.citationBEVILÁQUA-CHAVES, Alessandra. Estratégias de aprendizagem no trabalho em contexto de mudança organizacional. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1104-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi investigar o uso das estratégias de aprendizagem no trabalho e percepções de suporte à aprendizagem contínua num contexto de mudança. A amostra foi composta por dois grupos, um com 83 outro com 49 servidores, em uma Autarquia do Governo do Distrito Federal. No primeiro grupo houve uma ampliação no escopo do trabalho e no segundo ocorreu uma ruptura mais profunda no modelo de execução das atividades. O estudo longitudinal foi conduzido no período de 2005 a 2007 com aplicação de duas escalas de medida: a) estratégia de aprendizagem no trabalho; b) suporte a aprendizagem contínua. Os resultados dos dois grupos foram comparados e correlações positivas e significativas foram encontradas entre estratégias de aprendizagem, percepções de suporte e idade para servidores em ambos os grupos. Os dados revelaram ainda a existência de diferentes significativas entre as médias de uso das estratégias de aprendizagem e percepção de suporte à aprendizagem contínua para os dois grupos de servidores, antes e depois do processo de mudança. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to study the use of learning strategies at work and percptions of support to continuous learning in a change context. The sample was composed by two groups, one with 83 and another with 49 public employers in an Autarchy of the Government of the Federal District. The first group had experienced an enlargement of work and the second group had experienced a rupture in the way work activities were done. The logitudinal study had been carried out in 2005 and 2007, with the use of two measurement sacales: a) strategies of learning at work; b) continuous learning support. The results in the two groups have been compared and positive and significant correlations were found between learnin strategies, perceptions of support and age in both groups. The data have also disclosed the existence of significant differences between the means of learning strategies use and perception of support in the two groups, before and after the change process.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem no trabalho em contexto de mudança organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem contínuapt_BR
dc.subject.keywordMudanças organizacionaispt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.