Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11137
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AllanLaidAlkimimFaria.pdf643,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Briófitas da Ilha da Trindade : um estudo taxonômico e biogeográfico
Autor(es): Faria, Allan Laid Alkimim
Orientador(es): Câmara, Paulo Eduardo Aguiar Saraiva
Assunto: Briófitas - Brasil
Hepática
Musgo
Plantas - conservação
Data de publicação: 11-Set-2012
Referência: FARIA, Allan Laid Alkimim. Briófitas da Ilha da Trindade: um estudo taxonômico e biogeográfico. 2012. 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Botânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: (As briófitas da Ilha da Trindade, Atlântico Sul, Brasil) Trindade é uma ilha oceânica brasileira localizada a 1.200 km a oeste da costa do Brasil entre as coordenadas 20º 31' 30" S e 29º 19' 30'' W. A ilha emergiu da zona abissal cerca de 3 milhões de anos, com altitude máxima de 620 m e uma área de 9,28 km². Sua flora fanerógama é relativamente conhecida, no entanto praticamente não existem dados sobre a flora de briófitas. Foram realizadas quatro expedições entre os anos de 2010 e 2011 e cerca de 431 espécimes coletados. Foram encontradas 32 espécies de briófitas, das quais 20 são hepáticas distribuídas em seis famílias, com 11 espécies de Lejeuneaceae e quatro de Frullaniaceae. Entre os musgos foram encontradas 11 espécies distribuídas em oito famílias sendo as mais diversificadas com duas espécies cada: Fissidentaceae, Leucobryaceae e Pottiaceae. Entre os antóceros apenas uma espécie foi encontrada. Foram fornecidos chaves de identificação, discussão de cada espécie e fotografias bem como comparações de dados de presencia e ausência com outras ilhas mostrando que a flora briofítica de Trindade é a mais diversa entre as ilhas oceânicas do Brasil.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Botânica (IB BOT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica, Programa de Pós-Graduação em Botânica, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Botânica
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.