http://repositorio.unb.br/handle/10482/11372
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_FranciscoNeylondeSouzaRodrigues.pdf | 581,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A qualidade do conhecimento do aluno de psicologia diante de situações-problemas |
Autor(es): | Rodrigues, Francisco Neylon de Souza |
Orientador(es): | González Rey, Fernando Luis |
Assunto: | Psicologia - estudo e ensino Formação profissional |
Data de publicação: | 4-Out-2012 |
Data de defesa: | 27-Abr-2012 |
Referência: | RODRIGUES, Francisco Neylon de Souza. A qualidade do conhecimento do aluno de psicologia diante de situações-problemas. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este trabalho está orientado a pesquisar os processos de pensamento reflexivo dos graduandos em Psicologia que ilustram um dos aspectos principais da transformação do aluno em sujeito que aprende. Para isso, pesquisamos três instituições de ensino superior que ofertam tal graduação. Formamos três grupos de três alunos, os quais participaram na análise e resposta dos instrumentos escritos e, posteriormente, no debate, dentro de um espaço dialógico e cuja expressão de suas respostas eram debatidas no grupo. Para tanto, foi usada a concepção metodológica embasada na Pesquisa Epistemológica Qualitativa desenvolvida por Gonzalez Rey, cuja prática de pesquisa se estabelece na construção e interpretação das informações, de maneira que a construção teórica é a base desse trabalho. Partimos da definição do sujeito que aprende de González Rey e também consideramos os aportes do sociólogo francês A. Touraine em relação à categoria sujeito. Os processos de aprendizagem, por exemplo, não se limitam ao indivíduo, mas sim ao jogo entre os processos simbólicos e sociais do espaço escolar e as pessoas que nele transitam. As informações demonstraram que ainda há o predomínio de uma aprendizagem reprodutiva e mimética, porém, o sujeito que aprende busca estratégias criativas que possibilitem sua expressão singular para aquilo que aprende. Observamos que o contexto universitário dificulta a expressão singular dos discentes e que as representações do que venha a ser um profissional de psicologia qualificado não condizem com a atuação do sujeito, pois o mesmo deve se enquadrar no que o mercado de trabalho exige: parcimônia. Mesmo assim, o sujeito que aprende busca estratégias inovadoras para a sua profissão e para o contexto escolar no qual está inserido. Por fim, essa pesquisa é um convite para pensarmos o espaço universitário como o lugar em que o sujeito possa se expressar e existir. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study is oriented toward the research of the reflexive thought processes of Psychology undergraduates which illustrate one of the foremost aspects of the transformation of the student into the subject who learns. To do so, we have done research in three higher education institutions which offer undergraduate studies in Psychology. Three groups of three undergraduates each have been marshaled. The participants took part by answering a questionnaire and subsequently by joining in a debate, within a dialogical space and whose expression of their answers was discussed inside the group. To that effect, we have used methodological concept based on the Qualitative Epistemological Research developed by Gonzalez Rey, whose research practice is settled in the construction and interpretation of the information in such a way that the theoretical construction forms the basis of this work. We have used the definition of the subject who learns by Gonzalez Rey as our starting point and we also have taken into account the inputs by the French sociologist A. Touraine concerning the category subject. The learning processes, for example, are not limited to the individual, but to the game between both the symbolical and the social processes of the school space and the people who pass through it. The data show us that there is still the preponderance of a reproductive and mimetic learning. However, the subject who learns seeks creative strategies which enable the surfacing of his/ her unique expression of what he/ she learns. It has been noticed that the university context makes it difficult for the unique expression of the undergraduates and that the representations of what comes to be a qualified Psychology professional in the future are not consistent with the subject’s performance because he/she must fit what the market requires: parsimony. All the same, the subject who learns seeks innovative strategies to his/her profession and to the school context in which he /she is inserted. Finally, this research invites us to reflect on the university space as a place where the subject can express himself/herself and exist. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.