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Título: Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na mudança do paradigma instrumental do uso da água
Autor(es): Ribeiro, Sérgio Augusto de Mendonça
Orientador(es): Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto: Educação ambiental
Água - uso
Paradigmas (Ciências sociais)
Data de publicação: 16-Out-2012
Referência: RIBEIRO, Sérgio Augusto de Mendonça. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na mudança do paradigma instrumental do uso da água. 2012. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação reflexiva sobre como as abordagens integrativas das disciplinas e saberes podem colaborar para uma mudança no paradigma instrumental do uso da água. O atual paradigma, fruto do nosso processo histórico de relação com a água, do distanciamento do ser humano da natureza, do antropocentrismo, do utilitarismo e das políticas públicas que definem as regras de convivência com a água são analisados buscando compreender as características e conseqüências desse olhar limitado e unidirecional para a água. À partir de três experiências analisadas, verificou-se como as abordagens inter e transdisciplinares colaboram para o estabelecimento de um paradigma mais integrativo e ecológico que resgata dimensões não consideradas deste elemento que é base para a vida em nosso Planeta. Foi evidenciado também uma notável resistência às proposições integrativas (inter e transdisciplinares) propostas. O paradigma instrumental do uso da água, hoje tão fortemente estabelecido, resiste a uma abordagem aberta e complexa que possibilite abarcar as inúmeras dimensões da água favorecendo o enfrentamento da crise planetária que atravessamos. Esta mudança na relação com a água processa-se sobretudo no nível da subjetividade humana que busca percebê-la de uma forma mais integrada como base para a vida, como também na abertura para novas abordagens, hoje tidas como secundárias ou menos importantes, como é o caso dos aspectos culturais, ecológicos, simbólicos, informacionais, artísticos, e espirituais que envolvem esse elemento. Consideramos que uma abordagem inter e transdisciplinar pode auxiliar nessa resignificação da água resgatando o sentido de reverência e cuidado para além do valor de uso utilitarista vigente.
Abstract: This work is the result of a reflective research on how integrative approaches of disciplines and knowledge can contribute to a shift in the paradigm of the instrumental use of water. The current paradigm, a result of our historical process of relationship with water, the estrangement of human beings from nature, of anthropocentrism, utilitarianism and public policies that define the rules of coexistence with the water are analyzed by seeking to understand the characteristics and consequences of that one-way and limited look for water. By analysing three experiences, verify how can inter and transdisciplinary approaches collaborate to establish a more integrative and ecological paradigm that include dimensions not considered for this element that is the basis for life on our Planet. It was also remarkable the resistance to the integrative propositions (inter and transdisciplinary) presented in the three experiences. The instrumental paradigm of water use, today so strongly established, resist to an open and complex approach that encompass the many dimensions of water favoring the confrontation of planetary crisis that we are going through. This change in relation with the water takes place mainly at the level of human subjectivity which seeks to perceive it in a more integrated way as a basis for life, as well as openness to new approaches, today regarded as secondary or less important, as is the case of cultural, ecological, symbolic, informational, artistic, and spiritual aspects that involve this element. We consider that an inter and transdisciplinary approach can help in this re-evaluation of the water, reconnecting to the sense of reverence and care going beyond utilitarian value in force.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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