Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11691
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConsagracaoCientIicaNumeros.PDFArtigo em português503,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_ScientificRecognitionNumber.PDFArtigo em inglês344,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
Outros títulos: La consagración científica en números : análisis del perfil de una vanguardia por los currículos Lattes.
Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of a vanguard from Lattes curricula vitae
Autor(es): Montagner, Miguel Ângelo
Montagner, Maria Inez
Hoehne, Eduardo Luiz
Assunto: Produção científica
Pesquisa
Publicações científicas
Produção científica
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Pesquisadores
Data de publicação: Set-2009
Editora: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Referência: MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez; HOEHNE, Eduardo Luiz. A consagração científica em números: análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015 ________________________________________________________________________________________________________________
MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez e HOEHNE, Eduardo Luiz. Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of the vanguard from Lattes curricula vitae. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 27 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015
Resumo: O objetivo foi o de analisar as possibilidades e os limites do estudo quantitativo de uma instituição e dos profissionais que nela atuam, tomando como objeto os currículos da Plataforma Lattes. Explorando esse material, procuramos delinear um quadro dos professores plenos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, caracterizar sua produção científica, as principais atividades que exercem e seu perfil acadêmico. Nossa metodologia foi quantitativa. Desenhamos e analisamos, por meio de uma estatística descritiva, as principais características desses professores, presentes na base de dados da Plataforma Lattes que contém os seus currículos. Em seguida, por meio de uma análise qualitativa, baseada na teoria de Pierre Bourdieu, apontamos, como resultado, as dificuldades da Plataforma Lattes em bem descrever as trajetórias sociais e científicas dos pesquisadores, consistindo, assim, em um repositório de atos científicos acabados e que compõem uma sucessão a-histórica e linear da ciência oficial. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective was to analyze the possibilities and limitations of quantitative study on an institution and its professionals, taking into account the Lattes curriculum vitae platform. Through exploring this material, we sought to delineate the profile of full professors within the Unicamp School of Medical Sciences and to characterize their scientific production, main activities and academic profile. Our methodology was quantitative. We outlined and analyzed the main characteristics of these professors presented in their curricula vitae that are held in the database of the Lattes platform, by means of descriptive statistics. Next, by means of qualitative analysis based on the theories of Pierre Bourdieu, we pointed out the difficulties in achieving good descriptions of researchers' social and scientific paths from the Lattes platform. Thus, the Lattes system consists of a repository of finished scientific actions, comprising a linear and non-historical succession within official science. _____________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
El objetivo ha sido el de analizar las posibilidades y los límites del estudio cuantitativo de una institución y de los profesionales que actuan en ella tomando como objeto los currículos de la Plataforma Lattes. Al explorar este material tratamos de delinear un cuadro de los profesores plenos de la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad de Campinas, estado de São Paulo, Brasil, caracterizar su producción científica, las principales actividades que ejercen y su perfil académico. Nuestra metodología ha sido cuantitativa. Diseñamos y analizamos, por medio de una estadística descriptiva, las principales características de estos profesores presentes en la base de datos de la Plataforma Lattes que contiene sus currículos. Seguidamente, mediante un análisis cualitativo basado en la teoría de Pierre Bourdieu, señalamos como resultado las dificultades de la Plataforma Lattes en describir bien las trayectorias sociales y científicas de los investigadores, consistiendo así en un repositorio de actos científicos acabados y que componen una sucesión a-histórica y linear de la ciencia oficial.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)
Licença: Interface - Comunicação, Saúde, Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-3283&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.