Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, César Augusto Tibúrcio | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Fernanda Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T12:00:32Z | - |
dc.date.available | 2012-12-04T12:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2012-09-27 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fernanda Fernandes. Fatores determinantes da evolução das informações divulgadas no relatório da administração das
empresas brasileiras de capital aberto. 2012. 150 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2012. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11743 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2012. | en |
dc.description.abstract | O Relatório da Administração (RA) é um documento publicado pelas companhias abertas de conteúdo flexível, no qual a administração divulga informações acerca da conjuntura econômica, do seu desempenho, dos investimentos, da estrutura de capital, entre outras. Segundo alguns estudos, o RA é um dos documentos mais utilizados pelos usuários em geral para avaliar o desempenho das empresas (por exemplo, SPRINGER, 1992; ROGERS; GRANT, 1997; YUTHAS; ROGERS; DILLARD, 2002, DALMÁCIO; PAULO, 2004; SILVA; RODRIGUES, 2010). Portanto, entende-se que o seu texto facilita a leitura e interpretação da realidade das empresas, sendo, nesse sentido, um instrumento de grande valor para os investidores e demais usuários. Esse estudo identifica quais são os fatores
determinantes que têm influenciado a evolução das informações divulgadas nos Relatórios da Administração das companhias abertas brasileiras do período de 1997 a 2010. Para isso, foram analisados os RA de 130 empresas (aproximadamente 71% da população), utilizando-se de três técnicas de investigação: análise de conteúdo, análise do formato e análise da
legibilidade. Os resultados apresentados pelas análises de legibilidade foram: (1) os RA variam de níveis de legibilidade que vão 2 a 94, significando que os relatórios que vão de “muito difícil” a “muito fácil” leitura; (2) como a média apresentou score entre 30-50, pode-se concluir que “em média” os relatórios são de difícil leitura. Quanto à análise de formato, pode-se concluir que: (1) os Relatórios variaram de uma quantidade mínima de 23 palavras, em 1998, até 22.879, em 2009; (2) das 130 empresas, oito divulgaram RA contendo apenas uma única frase; (3) em 1997, 35 empresas (26,92%) apresentaram RA contendo até 10 frases. Em 2010, 34 empresas apresentaram essa característica, concluindo-se que não houve grande melhora nesse quesito; (4) verificou-se, ainda, que existem relatórios que não apresentaram nenhum recurso visual e outros relatórios com um total máximo de 82 gráficos ou tabelas; (5) finalmente, com o passar dos anos, em média, as empresas vêm aumentando
o volume de informações (letras e palavras) e de gráficos e tabelas divulgados nos relatórios da Administração. Com relação à análise de conteúdo, os assuntos mais
divulgados nos RA foram Reforma da Administração e Descrição de Negócios. Foram formuladas oito hipóteses, e conclui-se que: as hipóteses 1 e 2, de que, com o passar do tempo e em virtude da complexidade do mercado, os RA estão se tornando mais difíceis de
serem lidos, e de que existe diferença estatística significante entre o nível de legibilidade e o segmento econômico da empresa foram totalmente refutadas; partes das hipóteses 3, de que com o passar do tempo, os RA estão apresentando maior diversidade de assuntos; e da hipótese 4, que empresas com alto endividamento tendem a apresentar mais frases sobre
conjuntura econômica, foram corroboradas; e as hipóteses 5, de que existe relação entre as variáveis de conjuntura econômica e as informações divulgadas pelas empresas sobre cenário; 6, de que empresas de maior porte e menor nível de endividamento, assim como o tempo e a complexidade do mercado, tendem a apresentar relatórios mais volumosos, ou seja, com mais palavras; 7, de que, com o tempo e a complexidade do mercado, as empresas tendem a apresentar mais recursos visuais em seus relatórios; e 8, de que o tamanho do relatório de uma empresa está relacionado com o tamanho do relatório de uma empresa concorrente, foram corroboradas, demonstrando a existência de padrões que influenciaram
na divulgação de informações do RA, no período analisado. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | A Management Report (MR) is a document with flexible content published by open
companies, in which the administration divulges information on its economic conjuncture, on its performance, investments, and financial structure, among others. According to studies, the MR is one of the documents more often utilized by user in general to evaluate the companies’ performance (for example SPRINGER, 1992; ROGERS; GRANT, 1997; YUTHAS; ROGERS; DILLARD, 2002, DALMÁCIO; PAULO, 2004; SILVA; RODRIGUES, 2010). Thus, it is understood that its contents facilitate the interpretation of the companies’ reality, being, therefore a valuable tool to investors and other users. This study identifies what the determining factors that have influenced the evolution of the information disclosed in the Management Reports of Brazilian open companies in the period dating from 1997 to 2010. For this a study was conducted of the MR of 130 companies (which represents 71% of the population, approximately) and three investigation techniques were utilized: content analysis, format analysis and legibility analysis. The results presented
by the legibility analysis were: (1) the MR vary in legibility levels varying form 2 to 94, which means that there are reports that range from “very difficult” to “very easy” to read; (2) as the average fell between 30 and 50, it can be concluded that, on average, the reports are difficult to read. As for format analysis, it can be concluded that: (1) Reports vary between a minimum word count of 23 words, in 1998, to 22,879, in 2009; (2) of the 130 companies, eight disclosed an MR containing a single sentence; (3) in 1997, 35 companies
(26,92%) published MR containing up to 10 sentences. In 2010, 34 companies presented this characteristic, which leads to the conclusion that there was no significant improvement in this item; (4) it was verified, besides that, that there are reports ranging from no visual
resources to reports with a maximum total of 82 graphics or charts; (5) finally, with time, on average, companies have been increasing the amount of information (characters and words) and of graphics and tables disclosed in the MR. In relation to content analysis, the topics most often discussed in the MR were Management Reform and Business Description. Eight hypotheses were researched and it was concluded that hypotheses 1 and 2, that with time and with the complexity of the market, the MR are becoming more difficult to read, and that
there is a statistical difference between the level of legibility and the economic segment to which the company belong were completely refuted; part of the third hypothesis, that with time the MR are presenting a wider spectrum of topics, and of the fourth hypothesis, that companies deeper in debt tend to present more sentences about economic conjuncture were
corroborated; and the fifth, sixth, seventh and eighth hypotheses that there is a correlation between the economic variables and the information disclosed by the company; that larger companies with smaller debts, as well as time and the complexity of the market, tend to present more extensive reports, with a larger number of words; and that with time and the complexity of the market the companies have a tendency to present more visual aids in their reports; and that the size of a company’s report is connected to the size of a competing
company were corroborated, which demonstrates an existence of patterns that have influenced the disclosure of information in the MR, in the period analyzed. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Fatores determinantes da evolução das informações divulgadas no relatório da administração das empresas brasileiras de capital aberto | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Administração de empresas - relatórios | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | - |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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