Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11854
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoReligiosidadesAfroBrasileiras.pdf161,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBotelho, Denise Maria-
dc.contributor.authorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.date.accessioned2013-01-04T16:38:25Z-
dc.date.available2013-01-04T16:38:25Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationBOTELHO, Denise, NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Educação e religiosidades afro-brasileiras: a experiência dos candomblés. Participação, Brasília, n. 17, jan. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/5991/4956>. Acesso em: 4 jan. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11854-
dc.description.abstractO texto apresenta algumas linhas gerais de compreensão dos candomblés como importantes tópicos da cultura afro-brasileira. O contexto de apresentação destas idéias é a implementação das modificações na LDB, no que diz respeito à introdução da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos currículos da educação básica, rumo a uma educação para a diversidade. Os candomblés oferecem uma maneira particular de interpretação do mundo, que enfatiza a ligação com a história da própria comunidade, a ancestralidade e a negociação dos espaços de intervenção com o próprio sagrado. Neste contexto, os marcados pela a valorização das diferenças podem contribuir para uma nova maneira de interpretar a educação, de modo a oferecer um espaço de desenvolvimento para educandas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis text presents some ideas for the understanding of important topics of Candomblé as Afro-Brazilian culture. The context for the presentation of these ideas is the implementation of changes in the LDB with regard to the introduction of history and African culture and African-Brazilian in the curricula of basic education, towards education for diversity. The Candomblé offer a particular way of interpreting the world, which emphasizes the link with the history of the community, the ancestry and the negotiation of the spaces of intervention by sacred. In this context, it can contribute to a new way of interpreting the education to provide a space for development of students marked by the appreciation of the differences.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDecanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília (UnB)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação e religiosidades afro-brasileiras : a experiência dos candomblésen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCandombléen
dc.subject.keywordCultos afro-brasileirosen
dc.subject.keywordEducação - Brasilen
dc.subject.keywordRelações raciaisen
dc.rights.licenseParticipação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/issue/view/656/showToc. Acesso em: 4 jan. 2013en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.