Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11873
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoFormadoresPratica.pdf131,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de-
dc.contributor.authorSilva, César Cavalcanti da-
dc.date.accessioned2013-01-11T16:42:33Z-
dc.date.available2013-01-11T16:42:33Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationLEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11873-
dc.description.abstractCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aimed at understanding the educational practices operated in the Graduate Nursing Program of the Center of Sciences of the Health of the Federal University of Paraíba - UFPB and at identifying the produced contradictions, to the light of emancipatory pedagogic references and also non-emancipatory ones. This is a study of qualitative approach. The teachers and students of the Graduate Nursing Program of UFPB were the subject of the study. The semi-structured interview was used, and the analysis of the data happened through the technique of speech analysis. The evidenced empiric categories were: Contradictions in the Process of Formation of Teachers and Influence of the Educational Emancipatory ando non-Emancipatory Practices. It was verified that the teachers' Educational Practice is found in bases of non-Emancipatory, fact ratified by the speech of the students. ______________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEl objectivo de este estudio fue entiender las prácticas educativas operadas en el Programa Postgrado en Enfermería del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB y identificar las contradicciones producidas, a la luz de referencial pedagógicos emancipatorios y no emancipatorio. Es un estudio con abordaje cualitativo. El cuerpo docente y los estudiantes del Programa Postgrado en Enfermería de la UFPB fueron los sujetos del estudio. La entrevista semi-estructurada fue usada, y el análisis de los datos fue a través de la técnica de análisis del discurso. La categoría empírica evidente fueran: Contradicciones en el Proceso de Formación de Maestros y Influencia de las Practicas Educativas Emancipatorias y no Emancipatorias. Se observo que las Prácticas Educativas de los docentes se encuentra alicersada en bases no Emancipatorias, ratificado por el discurso de los estudiantes.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagemen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagemen
dc.title.alternativeForming teachers : the educational practice in a graduate Nursing programen
dc.title.alternativeFormando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en Enfermeríaen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensino - Brasilen
dc.subject.keywordEnfermeiros - treinamento - Brasilen
dc.subject.keywordEducação médica - Brasilen
dc.subject.keywordEstudo e ensino (Pós-graduação) - Brasilen
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2012en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008en
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Enfermagem (FCE-ENF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.