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Título: Avaliação de grupo de educação nutricional para mulheres com excesso de peso
Autor(es): Duarte, Andreia Neves
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Mulheres - saúde e higiene
Obesidade
Hábitos alimentares
Psicologia clínica da saúde
Data de publicação: 5-Fev-2013
Referência: DUARTE, Andreia Neves. Avaliação de grupo de educação nutricional para mulheres com excesso de peso. 2012. xiii, 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O crescimento do excesso de peso na população aponta para a necessidade de criação de estratégias efetivas para a incorporação de hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido, propõem-se abordagens educativas pautadas no modelo biopsicossocial de atenção à saúde, que permitem o enfoque dos problemas alimentares em sua complexidade e envolvem os pacientes como sujeitos ativos do processo. Dentre eles, destaca-se o modelo cognitivo, que vem se mostrando efetivo em programas de mudanças de hábitos de vida. Assim, o objetivo geral desse projeto foi propor e avaliar um programa de educação nutricional baseado no modelo cognitivo como estratégia para adoção de hábitos alimentares saudáveis e redução do peso e do risco cardiovascular em mulheres com sobrepeso e obesidade. Para tanto, realizou-se um estudo quase-experimental com metodologia quali-quantitativa, do qual participaram 39 mulheres adultas com excesso de peso atendidas na rede pública de saúde do Distrito Federal, que foram alocadas em dois grupos: um de atendimento coletivo (Grupo Experimental n=23) e outro individual (Grupo Controle n=16). O Grupo Experimental participou do programa de educação nutricional coletivo composto por 13 encontros semanais pautado no modelo cognitivo e o Grupo Controle recebeu acompanhamento nutricional individual tradicional, conforme os procedimentos já padronizados pelo serviço onde o estudo foi realizado. A pesquisa teve duração de três meses. Dados antropométricos, bioquímicos e de pressão arterial foram comparados entre os grupos e dificuldades referentes ao processo de emagrecimento foram investigadas através de uma entrevista aberta. Ao final, verificou-se que a amostra estudada apresentou redução no consumo energético, de carboidratos e fibras, e concomitante aumento na ingestão proteica. O Grupo Controle apresentou uma perda média de peso de 900g e redução média na circunferência abdominal de 1,15cm, enquanto que no Grupo Experimental as participantes perderam uma média de 2,03kg e 3,48cm de circunferência abdominal. A comparação entre os grupos apresentou valores não significativos (p=0,1827 e p=0,0603, respectivamente). Os dados bioquímicos (glicose em jejum e lipídios séricos) e de pressão arterial, também não diferiram significativamente entre os grupos ao final do programa. As principais dificuldades relatadas em relação ao processo de emagrecimento estavam relacionadas ao planejamento alimentar, velocidade de realização das refeições, alimentação noturna e fracionamento da dieta, bem como à dificuldade de manter a dieta em situações não rotineiras e compromissos sociais e lidar com as tentações alimentares. Os principais fatores citados como facilitadores do emagrecimento foram: a realização de dietas não radicais e viáveis, flexibilidade de cognições dicotômicas, dieta variada, estabelecimento de metas realistas, apoio social, possibilidade de troca de experiências e educação nutricional. Na perspectiva das participantes, o programa foi avaliado como relevante, especialmente no que diz respeito à tomada de consciência para a mudança. Conclui-se que apesar da comparação das variáveis objetivas entre os grupos não ter se apresentado significativa, a análise das entrevistas mostrou que o programa auxiliou em mudanças na alimentação no aspecto qualitativo e quantitativo, bem como atingiu seu objetivo de conscientizar as participantes da importância de mudanças mais amplas no estilo de vida para perda de peso e manutenção da saúde. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The increase of overweight in population indicates a need to develop strategies that are effective in incorporating healthy eating habits. Thus, it is proposed educational strategies grounded in a biopsychosocial approach on health attention, addressing diet issues in their entirety by involving patients as active member in the process. Within this approach, the cognitive model is highlighted as effective in programs that work towards changes in lifestyle. Hence, the overall goal of this project was to propose and evaluate a nutritional education program based on the cognitive model as a strategy to adopt healthy eating habits, as well as weight and cardiovascular risk reduction in women that are overweight and obese. For this purpose, we conducted a quasi-experimental study with qualitative and quantitative methodology, which involved 39 overweight adult women care in public health in the Federal District, which were allocated into two groups: a attendee (Experimental n=23) and an individual (Control n=16). The experimental group participated in a collective nutritional education program consisting of 13 weekly meetings and the control group received individual nutritional counseling, as standardized procedures of the service where the study was conducted. The study lasted during three months. Anthropometric, biochemical and blood pressure were compared between the groups and the difficulties regarding the weight loss process were investigated through an open interview. In the end, it was found that the sample studied had reduced energy consumption, carbohydrate and fiber, and concomitant increase in protein intake. The control group showed a mean weight loss of 900g and an average reduction in waist circumference of 1.15 cm, while the experimental group participants lost an average of 2.03 kg and 3.48 cm in waist circumference. The comparison between groups showed no significant values (p = 0.1827 and p = 0.0603, respectively). Biochemical data (fasting glucose and serum lipids) and blood pressure did not differ significantly between groups at the end of the program. The main difficulties reported by participants in regards to weight loss were related to diet plans, time consumed in meals, night treats and meal frequency, as well as the difficulty of sticking with the diet in non-routine situations and social commitments and dealing with temptations food. The main facilitating factors of weight loss were: non radical diets and feasible nourishments, demystification of forbidden foods, diets with food substitution possibilities, setting realistic goals, social support, possibility of exchanging experiences amongst patients and nutritional education. From the participants perspective, the program was evaluated as relevant, especially regarding awareness towards change. We conclude that despite the comparison between groups being non significantly based on objective criteria, the analysis of the interviews showed that the program helped dietary changes in qualitative and quantitative aspects, and reached its goal to educate participants as to the importance of broader changes in lifestyle in order to loss weight and maintain health.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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