Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PraticasExtensaoFormacao.PDF730,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalho, Viviane Cristina Vieira Sebba-
dc.contributor.authorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorRodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza-
dc.date.accessioned2013-02-14T18:24:17Z-
dc.date.available2013-02-14T18:24:17Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationRAMALHO, Viviane Cristina Vieira Sebba; RIBEIRO, Ormezinda Maria; RODRIGUES, Ulisdete Rodrigues de Souza. Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna: uma experiência de pesquisa-ação. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6322/5860>. Acesso em: 8 fev. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12080-
dc.description.abstractNeste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos(as) de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998(a), (b); ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos(às) professores(as) em formação. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn this article, we discuss the results of a research-action initiative regarding reading and creative writing extension courses ministered to high school students in Brasilia and outskirts. As part of their internship activities and under the professors’ guidance, Supervised Internship students taking Portuguese at the University of Brasilia planned and ministered extension courses in 2011. The latest theories in the field of modern Linguistics, which are studied in the Languages-Portuguese course, were put into practice and substantiate national educational guidelines (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998a, b; ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). This research shows the potential of extension activities in promoting reflective spaces of theory-practice for teachers in training.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDecanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePráticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-açãoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPesquisa-ação em educaçãoen
dc.subject.keywordExtensão universitáriaen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.rights.licenseRevista Participação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/about. Acesso em: 7 fev. 2013en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.