http://repositorio.unb.br/handle/10482/12086
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DilemaTrabalhoPedagogico.pdf | 292,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Dilemas do trabalho pedagógico : da iniciação ao projeto de arquitetura |
Outros títulos: | Dilemma of the pedagogical work from initiation to the architecture project |
Autor(es): | Almeida, Jaime Gonçalves de |
Assunto: | Práticas pedagógicas Arquitetura - composição, proporção, etc. Projeto arquitetônico Arquitetura - estudo e ensino |
Data de publicação: | 2007 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
Referência: | ALMEIDA, Jaime G. de. Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasília, v. 88, n. 220, p. 531-555, set./dez. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1219/1101> Acesso em: 15 fev. 2013. |
Resumo: | Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe- se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática (professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem- se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process (teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) |
Licença: | Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos - A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 fev. 2013. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.