http://repositorio.unb.br/handle/10482/12115
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_AlexandreSoares.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Elaboração, aplicação e avaliação de atividade interdisciplinar de Educação Ambiental em ambiente degradado por ação antrópica |
Autor : | Soares, Alexandre |
Orientador(es):: | Garcia, Lenise Aparecida Martins |
Assunto:: | Educação ambiental Interdisciplinaridade Cerrados Biologia - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 19-feb-2013 |
Data de defesa:: | 24-oct-2012 |
Citación : | SOARES, Alexandre. Elaboração, aplicação e avaliação de atividade interdisciplinar de Educação Ambiental em ambiente degradado por ação antrópica. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | Embora a teoria e a legislação sobre educação ambiental prevejam que esta deve ser interdisciplinar, poucas escolas realmente a realizam desta forma. A proposta pedagógica da Educação Ambiental Sustentável traz uma metodologia concreta para auxiliar os professores neste sentido, baseada na elaboração e execução de Unidades de Aprendizagem Integrada (UAI). Este trabalho consistiu na elaboração, aplicação e avaliação de atividade interdisciplinar de Educação Ambiental tendo como UAI o ambiente degradado por ação antrópica. Foi elaborado um roteiro de trabalho, utilizado por professores de várias disciplinas para propor e realizar atividades interdisciplinares com alunos do ensino médio em área de cerrado degradado. O roteiro é genérico, de modo que professores de qualquer área possam trabalhar os currículos escolares
adequando-os às atividades e projetos interdisciplinares de Educação Ambiental. O referencial teórico para a pesquisa foi baseado nos trabalhos de John Dewey e Edgar Morin, e a avaliação foi feita dentro do modelo de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a proposta foi muito bem aceita e trabalhada tanto por professores quanto por alunos, porém houve algumas dificuldades relacionadas principalmente à falta de experiência dos professores em trabalhar interdisciplinarmente e também fatores logísticos como falta de tempo e motivação por parte de alguns professores e alunos. A pesquisa culminou em um roteiro que pode ser utilizado em diversas outras UAIs e em vários tipos de situações educacionais, além de também ter dado origem a um site disponibilizado na Internet. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Although the theory and legislation on environmental education provide that this should be interdisciplinary, few schools actually perform this way. The pedagogical Sustainable Environmental Education brings a concrete methodology to help teachers in this direction, based on the development and implementation of Integrated Learning Units (ILU). This work consisted in the development, implementation and evaluation of interdisciplinary activity using the principles of Environmental Education in an environment degraded by human action. It was developed a working script, used by teachers of various disciplines to propose and carry out interdisciplinary activities with high school students in degraded savanna. The script is generic, so that teachers can work in any school curricula suiting them to activities and nterdisciplinary projects on Environmental Education. The theoretical framework for the research was based on the works of John Dewey and Edgar Morin, and evaluation was made within the model of content analysis proposed by Bardin. The results showed that the proposal was very well received by both teachers and students, but there were some difficulties related mainly to the lack of teachers' experience in working with interdisciplinarity and also logistical factors such as lack of time and motivation on the part of some teachers and students. The research culminated in a script that can be used in several other ILU and various types of educational situations, and also have given rise to a site on internet. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, 2012. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.