Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12274
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConcepçõesProfessoresFísica.pdf97,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física
Outros títulos: Physics teachers conceptions on problem solving and physics teaching
Autor(es): Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Fávero, Maria Helena
Assunto: Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Data de publicação: 2003
Referência: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena. Concepções de professores de física sobre resolução de problemas e o ensino da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/156/141>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Resumo: Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma idéia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma idéia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper we try to uncover physics conceptions on the relationship between problem solving and physics teaching. Semi-structured interviews were conducted with physics teachers regarding the following main aspects: the role of problem solving in physics learning and the teacher’s role in the development of the problem solving process in the classroom. The analysis of the interviews suggests that althout teachers seem to have a clear idea of their mediating role in classroom problem solving it looks like they not have an equally clear idea on the role of problem solving in the teaching of physics.
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.