Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf458,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPinto, Halley Ferreira-
dc.contributor.authorFerreira, Vladmir Carneiro-
dc.contributor.authorHoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.authorLopes, Gisele Silveira Coelho-
dc.date.accessioned2013-03-07T12:03:26Z-
dc.date.available2013-03-07T12:03:26Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationPINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12392-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherANPADen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitáriaen
dc.title.alternativeKnowledge conversion : an intervention in university managementen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordGestão do conhecimentoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicas - administraçãoen
dc.rights.licenseArtigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12392/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.