Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12437
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Cristineide Leandro-
dc.contributor.authorMatta, Karen Weizenmann da-
dc.contributor.authorAlves, Elioenai Dornelles-
dc.date.accessioned2013-03-11T20:28:40Z-
dc.date.available2013-03-11T20:28:40Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA, Karen Weizenmann da; ALVES, Elioenai Dornelles. Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12437-
dc.description.abstractO presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância – EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherConselho Federal de Psicologiaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePsicologia e educação a distância : uma revisão bibliográficaen
dc.title.alternativePsychology and distance education : a literature reviewen
dc.title.alternativePsicología Y educación a distancia : una revisión de la literaturaen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPsicologia da aprendizagemen
dc.subject.keywordPsicologia educacionalen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002en
dc.description.abstract1This study investigated the contributions of Psychology to Distance Learning. A literature review of national publications between 1999 to 2009 was made in the electronic databases SciELO, LILACS, PsycINFO, BVS and Google Scholar. From the 69 studies selected, 15 were excluded because they were not compatible with the research. The results showed nine themes: (1) the distance learning technology with psychological grounding, (2) affection, (3)the role of the tutor/professor, (4) psychological theories, (5) interactivity, (6) dropout, (7) reports of experiences, (8) assessment of distance training, development and education and (9) others. The topics distance education technology with psychological grounding and affection had a larger frequency in the publications. Since 2006, there was an increasing number of publications in psychology distance education, but the years of major publications were from 2008 to 2009. It is suggested that future studies expand this research including international databases.-
dc.description.abstract2El presente estudio investigó las contribuciones de la Psicología para la Educación a Distancia – EAD. Para eso, fue realizada una revisión bibliográfica de publicaciones nacionales, entre 1999 y 2009 en las bases de datos SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS y Google Académico. Fueron seleccionados 69 estudios, de los cuales se excluyeron 15, por no ser compatibles con la pesquisa. Los resultados evidenciaron nueve ejes temáticos (1) tecnología educacional la distancia con fundamentos psicológicos; (2) afección; (3) papel del tutor/profesor; (4) teorías psicológicas; (5) interactividad; (6) evasión; (7) relatos de experiencias, (8) evaluación de entrenamiento, desarrollo y educación distancia y (9) otros. Los temas tecnología educacional a distancia con fundamentos psicológicos y afección obtuvieron mayor frecuencia en las publicaciones. En ese estudio se registró, también, que, aunque en ascensión desde 2006, los años de mayores publicaciones de la psicología en la educación a distancia, fueron 2008 y 2009. Se sugiere que estudios futuros amplíen esa pesquisa para incluir bases de datos internacionales.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.