Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12458
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModeloDistribuicaoRecursos.pdf230,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alan Ricardo da-
dc.contributor.authorYamashita, Yaeko-
dc.date.accessioned2013-03-13T12:19:15Z-
dc.date.available2013-03-13T12:19:15Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Ricardo da; YAMASHITA, Yaeko. Modelo de distribuição de recursos para o transporte escolar rural a partir dos princípios da igualdade e da equidade. Transportes, São Carlos, v. XVIII, n. 3, p. 88-96, set. 2010. Disponível em: <http://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/455/362>. Acesso em: 13 mar. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12458-
dc.description.abstractO transporte escolar rural constitui um importante meio de proporcionar educação à população, em idade escolar, residente no campo. As regiões brasileiras são heterogêneas, tanto em aspectos econômicos e sociais quanto geográficos. No caso urbano, é desnecessário mencionar o nível dessa heterogeneidade; já na área rural, apesar da não interferência humana no habitat natural terrestre, existem localidades mais bem atendidas pelos seus gestores do que outras, ou localidades que apresentam uma geografia mais favorável ao atendimento das necessidades dessa população do que outras. Isso demonstra que deve ser dada maior atenção, por parte dos órgãos competentes, às regiões menos favorecidas, quanto à distribuição de recursos públicos. Assim, o objetivo desse artigo é propor um novo critério de distribuição dos recursos do PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar Rural, já incorporando os conceitos de igualdade e equidade, importantes no debate sobre a distribuição de recursos públicos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractRural school transportation is essential for providing education to the school-age population living in rural areas. The regions of Brazil differ both in social and economics as well as geographical aspects. It is unnecessary to mention the extent of these differences in urban areas. On the other hand, some rural areas have their needs better met by their administrators than others. Furthermore, some locales present a geography that is most favorable for meeting their needs than others. That illustrates the need for public authorities to pay more attention to the distribution of public resources in the regions that are least favored. Accordingly, this paper puts forward a new criterion for allocating resources from PNATE – National Program of Support to the Rural School Transportation. This criterion incorporates the concepts of equality and equity, which are important in the distribution of public resources.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPETen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleModelo de distribuição de recursos para o transporte escolar rural a partir dos princípios da igualdade e da equidadeen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordTransporte escolar ruralen
dc.subject.keywordTransportes - planejamentoen
dc.subject.keywordEngenharia de transportesen
dc.subject.keywordTransportes - política públicaen
dc.rights.licenseTransportes - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/455/362. Acesso em: 13 mar. 2013.en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.