Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12660
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EnsinosEducacaoPara.pdf69,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorHamann, Edgar Merchán-
dc.date.accessioned2013-04-01T18:15:53Z-
dc.date.available2013-04-01T18:15:53Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMERCHÁN-HAMANN, Edgar. Os ensinos da educação para a saúde na prevenção de HIV-Aids: subsídios teóricos para a construção de uma práxis integral. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12660-
dc.description.abstractFoi constatado um contraste entre as práticas de educação em saúde e a reflexão teórica sobre as mesmas (modelos). Enquanto as primeiras têm tido um desenvolvimento considerável em estratégias, metodologias e modalidades, a segunda permanece reducionista, fragmentadora e atrelada à psicologia comportamentalista. Apontam-se como maiores problemas de tais modelos o individualismo, a alteridade nas relações educador-educando, a passividade do educando, a falta de contextualidade macrossocial e cultural, bem como a ênfase em comportamentos. Propõe-se uma práxis baseada em dez níveis de integração de dimensões múltiplas do ser humano: 1) a complexidade dos objetos requer interdisciplinaridade; 2) concepção holística; 3) integração das duas dimensões de percepção (vivência) e expressão (ação) em uma linguagem integral; 4) inserção da prática em contextos reais; 5) constatação do continuum indivíduo-coletivo; 6) educação simétrica, dialogal e ativa; 7) integração de processos intelectuais-cognitivos e afetivo-volitivos; 8) visão de riscos como vulnerabilidades de coletivos capazes de iniciativa e organização; 9) visão lúdica que inclui o real imaginado nos jogos de papéis; 10) contemplação do outro e da diversidade. Enfatiza-se o aspecto político da educação como promotora de cidadania e de mudança social. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThere is an evident contrast between health education practices and theoretical reflection concerning them as models. Health education practices have undergone considerable development in terms of strategies, methods, and modalities, while theoretical models have remained deficient, reductionist, fragmentary, and focused on behavior rather than social practices. Major problems include individualism, asymmetrical "teacher-student" relationships, students as passive objects of practices, lack of social and cultural contextualism, and excessive focus on factual behavior. We propose a praxis based on ten levels of integration regarding different human dimensions: 1) complexity requires interdisciplinarity; 2) holism; 3) combined perceptual and expressive dimensions in an integrated language; 4) framing of practices in real contexts; 5) realization of the continuity between the individual and collective realms; 6) symmetrical, dialogic, and active educational practice; 7) integration of both intellectual-cognitive and affective-volitional processes; 8) risks as vulnerabilities of social groups that are capable of organization; 9) use of imagination in role-playing games; and 10) recognition of others and diversity. Political aspects of education are emphasized as promoting citizenship and social change.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruzen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs ensinos da educação para a saúde na prevenção de HIV-Aids : subsídios teóricos para a construção de uma práxis integralen
dc.title.alternativeLessons from health education for HIV/Aids prevention : theoretical elements for the construction of a new integrated praxisen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordAIDS (Doença) - prevençãoen
dc.subject.keywordPromoção da saúdeen
dc.subject.keywordAIDS (Doença)en
dc.subject.keywordAconselhamento sexualen
dc.subject.keywordComportamento sexualen
dc.subject.keywordSexo seguro para prevenção da AIDSen
dc.rights.licenseCadernos de Saúde Pública - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-311X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 mar. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600009en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12660/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.