http://repositorio.unb.br/handle/10482/12708
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoSaudeExperiencia.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros |
Autor(es): | Lemos, Erica Freitas Lima Nisiyama, Amanda Leite Farias, Igor Eduardo Caetano de Hamann, Edgar Merchán |
Assunto: | Primeiros socorros Assistência em emergências Extensão universitária Estudantes universitários |
Data de publicação: | 2011 |
Editora: | Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília |
Referência: | LEMOS, Erica Freitas Lima et al. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros. ParticipAção, Brasília, n. 20, 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392>. Acesso em: 28 mar. 2013. |
Resumo: | O artigo apresenta a formação e execução do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade de Brasília, iniciado em 2011, que visa a capacitar professores, principalmente à primeira ajuda, frente a uma situação de emergência ou urgência. O projeto é apresentado, e também é identificada a importância da educação em saúde tanto para a comunidade, como para a formação do profissional médico. A educação em saúde é enfatizada no campo dos primeiros socorros, uma vez que estudos relatam redução da morbidade e mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar, se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Por fim é realizado um relato de uma das experiências de ensino para professores de uma escola de educação básica e fundamental em que foi possível notar mudança do perfil nas condutas dos educadores, por intermédio de ferramenta avaliativa do conhecimento deles acerca do assunto. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros nas escolas é uma ferramenta válida para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Além disso, observa-se o impacto positivo na formação do estudante de medicina quando ele pratica a educação em saúde. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) |
Licença: | ParticipAção - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392. Acesso em: 28 mar. 2013. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.