http://repositorio.unb.br/handle/10482/1271
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_2007_GecieldaCampos.pdf | 570,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola |
Autor(es): | Campos, Gecielda de Souza |
Orientador(es): | Matos, Bráulio Tarcísio Pôrto de |
Assunto: | Política Gestão escolar Democracia Análise do discurso Mídia |
Data de publicação: | Jun-2007 |
Data de defesa: | Jun-2007 |
Referência: | CAMPOS, Gecielda de Souza. O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola. 2007. 134 f. Disserteção (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Esta dissertação analisa o enfoque conferido pelo TV Escola, canal educativo do MEC ao tema da gestão democrática nas escolas públicas, por meio da análise do conteúdo e do discurso do programa “Fazendo Escola”, série de vídeos exibida em 2003. Esse documentário pretende mostrar ao telespectador uma amostra de casos bem-sucedidos de gestão democrática em escolas públicas de ensino médio. Do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa procura revelar o significado e o alcance do documentário no contexto das relações entre mídia, democracia e educação. Nesse sentido, o estudo focaliza os modelos de
democracia, a evolução da mídia educativa e a especificidade da organização escolar. Do ponto de vista histórico-conjuntural, a pesquisa procura revelar o significado e o alcance do documentário no contexto da redemocratização política do país. Nesse sentido, o estudo focaliza a herança patrimonialista da organização política nacional, os precedentes de modernização autoritária (de cima para baixo) e as experiências mais recentes visando romper com a “democracia formal”. A pergunta básica endereçada ao documentário pode ser assim resumida: “Em que medida e de que maneira a pluralidade de discursos em favor da gestão democrática da escola pública presentes no documentário indica o advento de uma cultura cívica verdadeiramente democrática?” A análise realizada sugere que o surpreendente consenso observado entre os interlocutores do documentário (especialistas, alunos, professores, pais e gestores) contém muito de jargão ideológico vazio, embora os telespectadores nem sempre se apercebam disso, em função dos emaranhados técnicos e políticos presentes na linguagem do próprio
documentário.
_______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation analyzes the focus given by TV Escola, the educational channel of Brazil's Ministry of Education and Culture, to the issue of democratic management of public schools by analyzing the content and of "Fazendo Escola", a series of documentary videos shown in 2003. The aim of the series was to show viewers a selection of successful cases of democratic public school management at high school level. From the theoretical and conceptual standpoint, this study seeks to reveal the significance and scope of the series in the context of relations between the media, democracy and education. In this light, the study focuses on models of democracy, the development of the educational media, and the specifics of school organization. From the historical and conjunctural point of view, it seeks to reveal the significance and scope of the series in the context of the country’s redemocratization. Accordingly, it highlights the patrimonialist heritage of Brazil’s political organization, the precedents of authoritarian modernization (from the top down) and the more recent attempts to break with "formal democracy". The basic question that has to be addressed can be encapsulated as follows: "To what extent and in what way does the plurality of discourses in favor of the democratic management of public schools contained in the documentary series indicate the advent of a truly democratic civic culture?" The analysis suggests that the surprising consensus observed among the series participants (specialists, students, teachers, parents and administrators) contains a substantial amount of empty ideological jargon, even though viewers are not always aware of this, due to the technical and political confusion contained in the actual language of the programs. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.