Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1276
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2008_JosueSousaMendes.pdf5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorMendes, Josué de Sousa-
dc.date.accessioned2009-02-17T19:30:57Z-
dc.date.available2009-02-17T19:30:57Z-
dc.date.issued2008-05-12-
dc.date.submitted2008-05-12-
dc.identifier.citationMENDES, Josué de Sousa. Formação do leitor de literatura: do hábito da leitura à cultura literária. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1276-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.pt_BR
dc.description.abstractLer o leitor é o que pretende esta tese, estimulada pela hipótese de que não existe leitor incompetente, mas sim estruturas textuais que exigem do leitor habilidades e níveis de competências específicas. Nesse sentido, o leitor apresenta comportamento ativo diante da leitura ou níveis de competências que se manifestam durante o ato de ler, mas ainda está ele à espera de uma formação para que possa, de fato, ser um sujeito-leitor de olhar abrangente, que faz do texto literário o princípio de sua leitura. Apreender o texto literário é passo imprescindível desse processo de formação, que tem por pilar a equação: prazer > hábito > cultura > comunidade leitora. Todavia, para comprovar que a leitura forma o leitor, dandolhe categorização e singularidade, as estratégias e as experiências de leitura são intrumentos necessários, o que exige mudar o ensino da literatura nas escolas, praticar a leitura da literatura em back-way (caminho de volta) e compreender que o texto literário forma no leitor tanto uma competência técnica, quanto lhe dá uma educação cultural, além de possibilitar uma experiência moral que permite ressignificar a vida e o mundo. Esse é o caminho ideal para despertar o prazer de ler, desenvolver o hábito de ler, formar uma cultura leitora e construir uma sociedade imaginativa, consciente e capaz de aceitar a contemporaneidade, sem perder a essência do fazer literário. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractLire le lecteur c’est ce qui prétend cette thèse, stimulée par l'hypothèse qu’il n'existe pas de lecteur incompétent, mais des structures textuelles qui exigent du lecteur des habilités et des niveaux de compétences spécifiques. Dans ce sens, le lecteur présente un comportement actif face à la lecture ou des niveaux de compétences qui se manifestent pendant l'acte de lire, mais il est encore à l'attente d'une formation qui puisse, effectivement le rendre un lecteur de regard englobant, qui fait du texte littéraire le principe de sa lecture. Saisir le texte littéraire est une étape indispensable de ce processus de formation, qui a comme pilier l'équation: plaisir > habitude > culture > communauté lectrice. Néanmoins, pour prouver que la lecture forme le lecteur, lui donnant catégorisation et singularité, les stratégies et les expériences de lecture sont des instruments nécessaires, ce qui exige changer l'enseignement de la littérature dans les écoles, pratiquer la lecture de la littérature dans un back-way (chemin de retour) et comprendre que le texte littéraire donne au lecteur à la fois une compétence technique et une éducation culturelle, aussi bien qu’une expérience morale qui permet de re-signifier la vie et le monde. Cela est le chemin idéal pour éveiller le plaisir de lire, développer l'habitude de lire, former une culture lectrice et construire une société imaginative, consciente et capable d'accepter la contemporanéité sans perdre l'essence du faire littéraire.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.subject.keywordEducação literáriapt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.