Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Meneses, Pedro Paulo Murce | - |
dc.contributor.author | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2009-02-18T12:49:46Z | - |
dc.date.available | 2009-02-18T12:49:46Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | MENESES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia. Preditores individuais e situacionais de auto e heteroavaliação de impacto de treinamento no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n. esp, p. 185-204, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v7nspe/v7nespa10.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552003000500010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1279 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisou o relacionamento entre características de treinamentos e suas clientelas, suporte
à transferência e impacto do treinamento no trabalho. As amostras foram obtidas no Distrito
Federal, junto a três organizações de médio e grande porte. A coleta de dados ocorria no primeiro dia
de curso, quando eram aplicadas medidas de auto-eficácia, loeus de controle e motivação para o
treinamento, e entre um e três meses finalizados os cursos, momento em que eram aplicadas
medidas de impacto do treinamento e de suporte à transferência. Estes instrumentos apresentaram
índices psicométricos satisfatórios. Sobre a análise do relacionamento entre as variáveis mencionadas,
somente suporte psicossocial percebido pelos participantes e auto-eficácia, e suporte psicossocial
percebido pelas chefias e colegas de trabalho e quantidade de instrutores por turma, contribuíram,
respectivamente, na explicação da variabilidade de auto e heteroavaliação de impacto do treinamento.
Quando a variável critério foi heteroavaliação do impacto, nenhuma variável auto-referente contribuiu
para a sua explicação. Talvez isso indique que a participação das variáveis na explicação do impacto
se deva tão somente a natureza das medidas utilizadas. Sugere-se a diversificação da natureza de medidas utilizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Preditores individuais e situacionais de auto e heteroavaliação de impacto de treinamento no trabalho | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de treinamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Locus de controle | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento no trabalho | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000500010 | - |
dc.description.abstract1 | This research sought to analyze the relationship among training characteristics, trainee attributes,
support to transfer, and training impact, was analyzed. The samples were gathered at Distrito
Federal, Brazil, on three organizations, of medium and large size. The data were collected in two
moments. On the first day of training, self-efficacy, locus of control, and training motivation
measures were used. About one to three months after the training end, measures of training irnpact,
and support to transfer were used. All the measures obtained satisfactory psychometrics results.
Referring to the results of the relationship analyses, just psycho-social support to transfer perceived
by trainees, and self-efficacy, and also psycho-social support perceived by supervisors and work
peers, and quantity of trainers for each class, explained training impact perceived by trainees, and
by supervisors and peers, respectively. When the dependent variable was training impact evaluation
by supervisors and peers, none of the self-referents variables explained it. Maybe, the contribution
of the previous variables to the impact occurred just because of the used measures' nature. In the
future, studies should use measures of different natures in order to check if the independent
variables contribution to training impact keeps stable. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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