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Título: Leitura e repertório recombinativo : efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da possibilidade de consulta e dicas
Autor(es): Lacerda, Flávia de Azevedo
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Psicologia da aprendizagem
Leitura
Testes e medidas educacionais
Data de publicação: 23-Abr-2013
Referência: LACERDA, Flávia de Azevedo. Leitura e repertório recombinativo: efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da possibilidade de consulta e dicas. 2013. x, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito do treino de resposta construída com modelo atrasado, com possibilidade de consulta a dicas, no desenvolvimento de leitura com compreensão e leitura recombinativa. Doze crianças pré-escolares, com idades entre 5 e 7 anos foram organizadas em dois grupos experimentais e um Grupo Controle. Os grupos experimentais foram expostos a seis ciclos, sendo que a cada ciclo eram realizados: treinos de pareamento de palavra ditada-figura e nomeação de figura (AB/BD) e de palavra ditada-palavra impressa e nomeação de palavras (AC/CD); e testes, com palavras de treino e de recombinação, de equivalência entre palavra impressa e figura (BC/CB e B'C'/C'B'), e testes de recombinação de pareamento palavra ditada-palavra impressa (A'C') e de nomeação (C'D). Para o Grupo I, foi inserido no Treino AC/CD a tarefa de resposta construída com modelo atrasado (CE), uma tela de acesso à dica e o teste de ditado com resposta construída (A'E), e para o Grupo II houve a omissão desse treino adicional. O Grupo Controle foi exposto apenas aos Treinos AB/BD e aos testes. Os resultados demonstraram emergência de leitura receptiva, leitura com compreensão e nomeação, apesar dos resultados da nomeação e do teste de ditado com resposta construída, terem sido inferiores comparados com as outras avaliações que envolviam tarefas de seleção. Os grupos experimentais obtiveram desempenhos superiores no Pós-Teste Geral comparado ao Grupo Controle. Não foi observado efeito diferencial da consulta a dicas nos treinos sobre o desempenho nos testes. A relevância desse trabalho se justifica por somar esforços na identificação de variáveis que afetam a leitura recombinativa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aimed to evaluate the effect of training with delayed constructed response matching to sample in the development of reading comprehension and recombinative reading with possibility of consulting tips. Twelve preschool children, ages from 5 to 7 years old were organized into two experimental groups and one control group. The experimental groups were exposed to six cycles, with each cycle were performed: matching picture to dictated word and oral naming of the picture (AB/BD) and printed word to dictated word and oral naming of printed word (AC/CD); and tests, with training and recombination words, equivalence between printed word and picture (BC/CB and B'C '/C'B'), and recombination tests between printed word to dictated word (A'C') and oral naming of printed word (C'D). For Group I, was inserted into Training AC/CD a delayed constructed response task (CE), an access tip screen and the dictation test with constructed response (A'E); and for Group II there was an omission of this additional training. The control group was exposed only to Training AB / BD and to tests. The results showed emergence of receptive reading, reading comprehension and oral naming, despite the results of oral naming and constructed dictation test with constructed response, were lower compared with other reviews involving selection tasks. The experimental obtained a superior performance in General Post-Test compared to the control group. It was not observed differential effect of tips consultation during training on performance in tests. The relevance of this work is justified by joining efforts in identifying variables affecting recombinative reading.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Análise de Comportamento, 2013.
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