Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12899
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GerenciamentoEstrategicoInformacao.pdf366,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo Júnior, Rogério Henrique de-
dc.contributor.authorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
dc.date.accessioned2013-04-24T21:19:14Z-
dc.date.available2013-04-24T21:19:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationARAÚJO LIMA, Rogério Henrique de; ALVARES Lillian. Gerenciamento estratégico da informação: a convergência a partir da sociedade da informação. Parcerias Estratégicas, Brasília, DF, v. 12, n. 25, p. 47-66, 2007. Disponível em: <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/310>. Acesso em: 24 abr. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12899-
dc.description.abstractReúne elementos para comprovar que a transformação da informação do dia-a-dia das organizações em elemento estratégico de tomada de decisão é a capacidade que as corporações possuem de monitorar informações ambientais para responder satisfatoriamente aos desafios e oportunidades que se apresentam continuamente. Essa situação é classificada pelos autores de inteligência organizacional, aquela que deve estar amparada em uma gestão proativa dos recursos informacionais que as organizações devem estabelecer nos moldes de um sistema de informação. Conclui, nesse contexto, que o gerenciamento estratégico da informação deve incorporar a idéia central da inteligência organizacional qual seja, monitorar sistematicamente informações ambientais, com a finalidade de apoiar proativamente a escolha da estratégia corporativa e o uso da informação como subsídio ao processo decisório. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis article congregates elements to prove that the transformation of the day-by- day information of the organizations in strategical element of decision taking is the capacity of the corporations possess to monitor ambient information to answer satisfactorily to the challenges and chances that if present continuously. This situation is classified by the authors of organizational intelligence, the one that must be supported in a proactive management of the informationals resources that the organizations must establish in the molds of an information system. It concludes, in this context, that the strategical management of the information must incorporate the central idea of organizational intelligence which is, to monitor ambient information sistematicaly, the purpose to proactively support the choice of the corporative strategy and the use of the information as subsidy to the power to decide process.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCentro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGerenciamento estratégico da informação : a convergência a partir da sociedade da informaçãoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSistemas de informaçãoen
dc.subject.keywordSociedade da informaçãoen
dc.subject.keywordInformação estratégicaen
dc.subject.keywordInteligência organizacionalen
dc.rights.licenseParcerias Estratégicas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/index. Acesso em 24 abr. 2013en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.