Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12955
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_EpidemologiaDesigualdades.pdf6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
Autor(es): Duarte, Elisabeth Carmen
Schneider, Maria Cristina
Sousa, Rômulo Paes
Ramalho, Walter Massa
Sardinha, Luciana Monteiro Vasconcelos
Silva Júnior, Jarbas Barbosa da
Salgado, Carlos Castillo
Assunto: Epidemiologia
Desigualdade social
Serviços de saúde
Saúde pública
Data de publicação: 2002
Editora: Organização Pan-Americana da Saúde
Referência: DUARTE, Elisabeth Carmen et al. Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório. Brasília: OPAS; OMS; FUNASA, 2002. 132 p. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2013.
Resumo: Reduzir as desigualdades é um objetivo primordial do Sistema Único de Saúde, fundamento no principio constitucional de que todos os cidadãos têm direito de acesso igualitário a ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, os esforços realizados pelo governo brasileiro, desde a criação do SUS, têm produzido notáveis avanços nos campos de descentralização da gestão, da integralidade da atenção, da participação da comunidade e da regulação de bens e serviços. Várias iniciativas em andamento no país têm contribuído para aperfeiçoar informações úteis às decisões no setor saúde. A publicação de “Epidemiologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório” é resultado de intenso trabalho de parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Centro Nacional de Epidemiologia e a Opas, por intermédio do Programa Especial de Análise em Saúde e da Representação no Brasil. Seus autores – profissionais de notória qualificação acadêmica nessa temática – analisam as desigualdades segundo aspectos socioeconômicos e geográficos, além dos relacionados à composição populacional, por sexo e idade e à prestação de serviços de saúde.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Fonte: verso da folha de rosto do livro digital disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf. Acesso em: 29 abr. 2013.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.