Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12960
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndreiaBorgesFariaFalcao.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorFalcão, Andreia Borges de Faria-
dc.date.accessioned2013-04-29T14:37:59Z-
dc.date.available2013-04-29T14:37:59Z-
dc.date.issued2013-04-29-
dc.date.submitted2012-12-20-
dc.identifier.citationFALCÃO, Andreia Borges de Faria. Interações entre professores e alunos em situações de ensino-aprendizagem mediadas por NTICE: Retratos do Projeto UCA no Distrito Federal (DF). 2012. xi, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12960-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.en
dc.description.abstractEsta dissertação investiga os modos de interação construídos e praticados por professores e alunos atuantes no projeto Um Computador por Aluno (UCA), em escolas do Distrito Federal. Em um primeiro momento, fiz uma introdução que evidencia a base empírica do estudo. Posteriormente, delimitei os objetivos da pesquisa, os quais giram em torno das Novas Tecnologias da Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) como instrumentos de mediação pedagógica, demonstrando a importância do papel do professor como mediador na ação educativa. Consecutivamente, um estudo teórico foi realizado sobre o tensionamento existente entre os termos interação e interatividade e que conduziu à elaboração de uma tipologia própria, na qual os termos Interação Estática e Interação Dinâmica classificam os modos de interação encontrados e verificados a partir de observações das aulas e entrevistas feitas com alunos e professores atuantes no projeto UCA. O resultado desta investigação demonstra que o professor é o principal elemento na condução de uma ação educativa eficaz no que diz respeito à promoção da interatividade, encontrada a partir de uma Interação Dinâmica, tão importante no processo de ensino-aprendizagem. Foi perceptível também que entraves técnicos, de estrutura mínima requerida para o funcionamento do programa UCA, muitas vezes, impedem a execução efetiva de uma atividade pedagógica previamente planejada. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper investigates the modes of interaction constructed and practiced by teachers and students working on the project One Laptop per Student (UCA), of the Federal District. At first, I made an introduction that ontaining the empirical basis associating the object of this study. Subsequently, were drawn purposes of this research, with approaches of New Technologies of Information, Communication and Expression (NTICE) as instruments of pedagogical mediation, demonstrating the importance of the teacher's role as mediator in the educational activity. Consecutively, a theoretical study was conducted on the tension between the terms interaction and interactivity in order to seek the creation of a own typology to classify the interactions in which the interaction terms Static and Dynamic Interaction classify the modes of interaction found and verified from observations of lessons and interviews with students and teachers working on the project UCA. The result of this research shows that the teacher is the main element in conducting an effective educational action with regard to fostering interactivity, found from a Dynamic Interaction, so important in the teaching-learning process. It was also noticeable that technical barriers, the minimum structure required for program operation UCA often impede the effective implementation of a pedagogical activity previously planned.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInterações entre professores e alunos em situações de ensino-aprendizagem mediadas por NTICE : retratos do Projeto UCA no Distrito Federal (DF)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia educacionalen
dc.subject.keywordAnálise de interação em educaçãoen
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadoren
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.