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dc.contributor.advisorRivera, Tania Cristina-
dc.contributor.authorMelo, Ana Cristina de-
dc.date.accessioned2013-05-02T12:46:39Z-
dc.date.available2013-05-02T12:46:39Z-
dc.date.issued2013-05-02-
dc.date.submitted2012-09-
dc.identifier.citationMELO, Ana Cristina de. A pulsão invocante no palco lírico: possíveis evocações. 2012. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12981-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta a discussão e a reflexão da voz enquanto objeto da pulsão invocante considerada em determinados ambientes do universo da arte em que possa ser evocada. Para isso, o palco lírico é colocado em destaque com a eleição das vozes da ópera que venham a comunicar a voz definida como objeto desde Lacan. O percurso selecionado conta com os textos freudianos que conduzem ao surgimento da idéia de pulsão, destacando-se as reflexões iniciais sobre o aparelho psíquico. O funcionamento psíquico interessa muito a Freud e o direciona cada vez menos ao estudo das células nervosas em lugar da ênfase clínica, tomando os relatos de pacientes para compor sua teoria. Vários elementos surgem para sustentar seu projeto inicial de estabelecer os esclarecimentos necessários à compreensão do aparelho psíquico e o levam à descrição do conceito de pulsão, dentre outros. Fez-se necessária a investigação de um ponto a partir do qual Lacan tenha sido motivado a acrescentar a voz aos objetos pulsionais previamente apresentados por Freud. Algumas interseções puderam ser apontadas, dando corpo teórico ao objeto lacaniano, “separável” e “emissível”, identificado como a própria essência da idéia de objeto ‘a’, para sempre perdido. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aims at discussing and reflecting upon a voice as an object of an invocative drive which is taken into consideration under certain environment in the art field that can be evoked. In order to do so, an opera house´s voices which communicate the definite voice as object since Lacan´s studies has been highlighted. Freud´s exts and his initial reflections on the mental apparatus lead to the emerging idea of the drive itself, which served as the foundation for this research. Due to Freud´s great interest in how one´s mind works, his theories were built upon his patients´ clinical report, therefore his studies focus less on the nerve cell. A gargantuan amount of data comes out so as to support his initial project. Its objective was to illustrate enough information to the understanding of the mental apparatus, however such results took him to the concept of drive, among others. It was necessary to find a point from which Lacan had been motivated to add the voice to the impulsive objects previously presented by Freud. Some intersections could have been pointed, giving a theoretical body to the Lacanian object, “separable” and “that emit” which are identified as the essence itself of the idea of the object ‘a’, lost foreveren
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA pulsão invocante no palco lírico : possíveis evocaçõesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnergia psíquica (Psicanálise)en
dc.subject.keywordVozen
dc.subject.keywordPsicanálise e arteen
dc.subject.keywordDesejoen
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dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
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