http://repositorio.unb.br/handle/10482/13054
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_SergioFariasAlbuquerque.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A representação das necessidades de informação gerencial nos núcleos de informação para avaliação e gestão de empreendimentos |
Autor(es): | Albuquerque, Sérgio Farias de |
Orientador(es): | Araújo Júnior, Rogério Henrique de |
Assunto: | Representação da informação Organização da informação Sistemas de informação gerencial Gestão de empreendimentos |
Data de publicação: | 9-Mai-2013 |
Data de defesa: | 7-Dez-2012 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Sérgio Farias de. A representação das necessidades de informação gerencial nos núcleos de informação para avaliação e gestão de empreendimentos. 2012. xviii, 219 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. LEMOS, Roberto Duarte Pontual de. Elementos básicos para a construção de modelo de gestão da informação para engenharia de software: estudo de caso para atividade de requisitos no SERPRO. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O trabalho de pesquisa aborda o estudo sobre a representação da informação nos núcleos de informação que apóiam a avaliação e a gestão de grandes
empreendimentos. O objetivo foi analisar a influência da representação das
necessidades de informação gerencial nos sinais que caracterizam os problemas
da intempestividade e da imprecisão da informação produzida e fornecida por
esses núcleos. A metodologia utilizada combinou técnicas e métodos qualitativos
e quantitativos na mesma investigação. Os estudos de caso, embora ainda
necessitem de aprofundamentos, indicam que a representação inadequada das
necessidades de informação gerencial pode ser a causa raiz desses sinais e
ensejaram o desenvolvimento de uma morfologia de representação. Testes de
campo comprovaram a tese de que existe uma forma de representar as
necessidades de informação gerencial que reduz ou elimina os problemas apontados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The research addresses the information representation study in information centers that support evaluation and large project management. The objective was to analyze the influences of the representation of information needs for management into signs that characterize problems related with lateness and imprecision information produced and provided by these centers. The methodology and techniques combined qualitative and quantitative methods in research. The case studies, while still requiring penetrations, indicate that inadequate representation of information needs for management can be the root cause of these signs and gave rise to development morphology to representation. Field tests confirmed the thesis that there is a way to represent the information needs for management that reduces or eliminates the mentioned problems. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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