http://repositorio.unb.br/handle/10482/13459
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_JorgeAlexandreFernandesAnselmoSobrinho.pdf | 5,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Entre a sanfona e a guitarra : hibridismos e identidades no rock'n'roll e heavy metal nacionais dos anos 90 |
Autor(es): | Anselmo Sobrinho, Jorge Alexandre Fernandes |
Orientador(es): | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto: | Música popular Bandas (Música) Identidade social |
Data de publicação: | 2-Jul-2013 |
Data de defesa: | 19-Mar-2013 |
Referência: | ANSELMO SOBRINHO, Jorge Alexandre Fernandes. Entre a sanfona e a guitarra: hibridismos e identidades no rock'n'roll e heavy metal nacionais dos anos 90. 2013. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho investiga as interações entre Música e História. O que pode uma ensinar à outra? É possível investigar uma época tendo uma canção como ponto de partida? Nossa proposta, portanto, é compreender como os grupos Angra, Sepultura e Raimundos representaram o Brasil em seus trabalhos da década de 1990. Tratou-se de investigar o choque entre o local (a música brasileira) e o global (os estilos de rock e metal de cada grupo), atentando para as novas identidades e efeitos de conhecimento que ele gera. Além disso, discutimos a performance em seus variados aspectos: capas de discos, usos de intervalos e escalas musicais, postura de palco, arranjos e assim por
diante. Em suma, tratou-se de compreender o fazer musical desses grupos e o jogo de representações que ele engendra. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work investigates the interactions between Music and History. What can one teach the other? Is it possible to investigate an era having a song as a starting point? Thus, our proposal is to understand how the groups Angra, Sepultura and Raimundos portrayed Brazil in their work during the 1990’s. We have investigated the shock between local (Brazilian music) and global (the groups’ respective rock and metal stylings), focusing on the new identities and possibilities for knowledge that emerge from such a point of view. We have also discussed the groups’ performances in the following aspects: album covers, uses of musical intervals, scales and arrangements, stage demeanor and so on. In short, we have tried to understand not only the music, but the myriad of portrayals it engenders. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.