Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13461
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_FernandadeSouzaMonteiro.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDuque, Cláudio Gottschalg-
dc.contributor.authorMonteiro, Fernanda de Souza-
dc.date.accessioned2013-07-02T12:56:20Z-
dc.date.available2013-07-02T12:56:20Z-
dc.date.issued2013-07-02-
dc.date.submitted2013-03-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Fernanda de Souza. Web semântica e repositórios digitais educacionais na área de saúde: uma modelagem com foco no objetivo de aprendizagem para refinar resultados de busca. 2013. 189 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13461-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.pt_BR
dc.description.abstractApresenta modelagem baseada em Web Semântica para repositórios digitais educacionais na área de saúde, que disponibilizam objetos de aprendizagem com aspectos educacionais descritos em formulários de metadados. Foram identificadas características dos objetos de aprendizagem, com foco no objetivo de aprendizagem; agregadas tecnologias da Web Semântica à arquitetura desses repositórios e definida estrutura de informação adequada. Isso viabilizou inferências automáticas e contribuiu com o refinamento dos resultados de busca do usuário, aprimorando a recuperação da informação. Aborda repositórios digitais educacionais, as características e peculiaridades que influenciam sua utilização; Web Semântica e suas tecnologias para estrutura e sintaxe, lógica e semântica; e também são feitas considerações sobre metadados utilizados na descrição da informação dos objetos de aprendizagem. Como resultado, obtem-se modelagem que considera o processo de descrição e recuperação de objetos de aprendizagem, segundo seus aspectos educacionais; informações sobre a implementação; quadro com metadados LOM e Dublin Core correlacionados; e a simulação do resultado de busca em repositório digital educacional na área de saúde, com a implementação da modelagem proposta. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe study presents modeling based on Semantic Web for educational digital repositories in healthcare, which provide learning objects with educational aspects described in metadata forms. Characteristics of learning objects have been identified, focusing on the learning objective; Semantic Web technologies have been aggregated to the architecture of these repositories; and adequate information structure has been defined. These enabled automatic inferences and contributed to the refinement of user's search results, improving information retrieval. The introduction discusses educational digital repositories and the specific characteristics that influence their use; then it dicusses Semantic Web technologies to structure and syntax, logic and semantics; and metadata used to describe the information of learning objects. The resulting modeling considers the processes of description and retrievel of learning objetcs according to its educacional aspects and information on its implementation. More over, the study obtained a framework with correlated LOM and Dublin Core metadata, and the simulation of search results in digital library education in healthcare, with the implementation of the proposed modeling.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleWeb semântica e repositórios digitais educacionais na área de saúde : uma modelagem com foco no objetivo de aprendizagem para refinar resultados de buscapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordWeb semânticapt_BR
dc.subject.keywordBanco de dados - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências médicaspt_BR
dc.subject.keywordRepositório digitalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13461/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.