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Título: A diferença cultural na escola : uma cartografia de processos de subjetivação de adolescentes e professores/as
Autor(es): Delmondez, Polianne
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Psicologia educacional - cultura - diferenças individuais
Professores e alunos - diferenças individuais
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: DELMONDEZ, Polianne. A diferença cultural na escola: uma cartografia de processos de subjetivação de adolescentes e professores/as. 2013. x, 132 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta dissertação visa investigar como adolescentes e professores/as constituem a si mesmos em relação num contexto marcado pela diferença cultural. A pós-modernidade é cenário onde se localiza a investigação e se caracteriza pelas mudanças constantes e rápidas no cenário social. Assim, a centralidade do debate sobre as atuais transformações na educação, como as políticas de inclusão, as ações afirmativas ou a própria discussão sobre o direito à educação envolve uma reflexão sobre o sentido dessas mudanças. Compreende-se, dessa forma, que a educação é um dos campos mais importantes de debate em torno da temática da igualdade e da diferença, visto que a educação escolar é uma dimensão fundamental da cidadania e o direito à educação escolar é um desses espaços que não perderam e nem perderão a sua atualidade. O interesse, portanto, foi o de contextualizar os processos histórico-culturais envolvidos na institucionalização da escola para depois situar os desafios e as tendências atuais postas à educação brasileira, no que diz respeito, principalmente, às políticas de gestão da diferença cultural. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos: investigar como os/as professores/as e estudantes vivenciam e lidam com a diferença cultural na escola; interpretar narrativas de professores/as e de adolescentes de uma escola, com foco em relatos acerca de si, do mundo e de suas ações; cartografar as dinâmicas culturais e subjetivas envolvidas ou permeadas no contexto de uma escola. A cartografia como método qualitativo de pesquisa escolhido possibilitou traçar um percurso para a construção da proposta que se pretendeu investigar. A construção das informações contou com três meses de observação com registro de diário de campo, análise de documentos, análise das oficinas e das entrevistas realizadas com sujeitos. A partir das oficinas interdisciplinares produzidas pelas professoras, que tinham como temática “O respeito às diferenças”, foi possível realizar intervenções junto aos/às estudantes e professores/as. Assim, foi criado um espaço de reflexão com seis estudantes e um professor em que foram discutidos livremente assuntos bastante variados para chegarmos a pontos chave de discussão acerca da diferença cultural. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber, pelos relatos dos/as adolescentes e professor, uma abertura maior em tematizar as experiências das diferenças de gênero, raciais e de orientação sexual. Isso porque, como foi notado, a escola apresenta como princípios norteadores o respeito à diversidade e visa desenvolver atividades voltadas para a sua discussão. A partir da pesquisa realizada, fica evidente a importância de se trabalhar de forma reflexiva com os/as estudantes acerca das diferenças presentes em todas as esferas da sociedade e que devem ser acolhidas e incluídas também nas instituições escolares. Mais do que saber lidar didaticamente com as diferenças ou as singularidades presentes em sala de aula, os/as professores/as, assim como toda a comunidade escolar, devem estar aptos também para criar e manter espaços verdadeiramente inclusivos nas escolas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to investigate how adolescents and teachers constitute themselves in relation in a context of cultural difference. The post-modernity is the landscape where this research is located and is characterized by constant changes in the social scene. Thus, the centrality of the debate on the current transformations in education, as inclusion policies, affirmative actions or the actual discussion on the right to education involves a reflection on the meaning of these changes. It is understandable, therefore, that education is one of the most important fields of debate around the theme of equality and difference, given that education is a fundamental dimension of citizenship and the right to school education is one of those spaces that have not lost and will not lose its relevance. The aim, therefore, was to contextualize the historical and cultural processes involved in the institutionalization of school and situate the current trends and challenges in Brazilian education, with regard mainly to the management policies of cultural difference. Accordingly, this study aimed to: investigate how teachers and students experience and deal with cultural difference in school; to interpret narratives of teachers and adolescents of a school, focusing on stories about themselves, the world and their actions; mapping the cultural and subjective dynamics involved or permeated in the context of a school. The cartography, chosen as a qualitative research method, made possible to trace a route for the construction of the proposal that was intended to investigate. The construction of the information was constituted by three months of observation, with record in field diary, document analysis, analysis of workshops and interviews with subjects. From interdisciplinary workshops produced by the teachers, which had as theme "Respecting Differences", it was possible to perform interventions with students and teachers. Thus, it was created a space for reflection with six students and a teacher where varied matters were freely discussed, in order to get the key points of discussion about the cultural difference. From the results obtained, it can be perceived by the reports of the adolescents and the teacher, a greater openness in foregrounding the experiences of gender difference, racial and sexual orientation. This is because, as noted, the school presents guiding principles as respect for diversity and aims to develop activities for their discussion. From the survey, it is evident the importance of working reflectively with the students about the diversity present in all spheres of society and that they should be welcomed and included also in schools. More than didactically learning about how to deal with differences and singularities present in the classroom, educators, as well as the entire school community, should also be able to create and maintain truly inclusive spaces in schools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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