Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13627
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RobertoLimaSales.pdf6,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
Autor(es): Sales, Roberto Lima
Orientador(es): Dias, Ângela Álvares Correia
Assunto: Ensino profissional
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Arte
Data de publicação: 19-Jul-2013
Referência: SALES, Roberto Lima. Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação om os fios da arte e da experiência. 2013. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em diálogo com o campo da arte e da memória, esta pesquisa explorou o tema que se configurou em torno da relação entre os saberes escolares e os saberes obtidos na experiência do trabalho, a partir da visão de discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins. Sob essa perspectiva, nossa investigação constituiu-se nas fundamentações de Walter Benjamin em relação à narrativa, à experiência, à formação, à reprodutibilidade técnica e ao método da montagem de citações. Adotou-se, também, a perspectiva dialógica, polifônica e intertextual de Mikhail Bakhtin. Este estudo organizou-se a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa foi realizada no IFTO, Campus Paraíso - TO. Os sujeitos investigados foram jovens estudantes oriundos do Curso Integrado de Qualificação em Operação de Microcomputadores – modalidade PROEJA. Os dados investigados foram obtidos a partir dos enunciados extraídos das narrativas imagéticas e poéticas dos estudantes participantes e das interações em rodas de conversas. Os resultados da pesquisa apontam que o PROEJA mantém um distanciamento entre os saberes escolares e os saberes adquiridos na experiência de vida e de trabalho do educando. Além disso, também desvelaram uma diversidade e riqueza de saberes da experiência de que os participantes da pesquisa são portadores. Estes jovens revelaram percepções, atitudes, inventividades e ações que dialogam com a arte, a ciência, a tradição e o mundo do trabalho. A forma como realizam suas práticas laborais no cotidiano e como constroem o conhecimento inspiram um modelo para novas estratégias pedagógicas e para formas de organização do trabalho que sejam capazes de promover um diálogo entre os saberes científicos e os não-científicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In a dialogue between the field of art and memory, this research explored the theme shaped around the relationship between school knowledge and knowledge obtained on the experience of work, from the perspective of students of the "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA", of the "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins". From this perspective, our research was constituted in the foundations of Walter Benjamin in relation to the narrative, to the experience, to the formation, to the technical reproducibility and method of assembling citations. It was adopted also the dialogical, polyphonic and intertextual perspective of Mikhail Bakhtin. This study was organized from exploratory qualitative research. The research was conducted in IFTO, Campus Paraíso - TO. The investigated subjects were young students from the Integrated Qualification for Microcomputers Operating Course - PROEJA modality. The data investigated were obtained from the extracted statements of imagetic and poetic narratives of participating students and interactions on wheels conversations. The search results pointed that PROEJA keeps a distance between the school knowledge and the knowledge acquired in the experience of life and of work of the student. Besides, it also revealed the diversity and wealth‘s knowledge from experience carried by the research participants. These young people revealed perceptions, attitudes, actions and inventiveness that dialogue with art, science, tradition and the working world. The way they conduct their working practices daily and how they construct knowledge inspire a model for new pedagogical strategies and forms of organizing work that are able to promote a dialogue between scientific and unscientific knowledge.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.