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2013_ValdíviadeLimaPiresEgler.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMitjáns Martínez, Albertina-
dc.contributor.authorEgler, Valdívia de Lima Pires-
dc.date.accessioned2013-07-23T17:17:29Z-
dc.date.available2013-07-23T17:17:29Z-
dc.date.issued2013-07-23-
dc.date.submitted2013-04-04-
dc.identifier.citationEGLER, Valdívia de Lima Pires. A aprendizagem de professores na pós-graduação: três estudos de caso. 2013. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13647-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.en
dc.description.abstractA aprendizagem de professores revelou-se, através de revisão de literatura, um tema pouco debatido e estudado, tanto no campo da Psicologia quanto no campo da Educação. Consideramos a importância da articulação entre estes dois campos, no sentido da compreensão de como ocorre esse processo em adultos professores em contextos escolares de formação continuada em nível avançado, no sentido de contribuir ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem que favoreçam formas mais produtivas de relação desses aprendizes com o conhecimento. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é compreender a aprendizagem de professores na pós-graduação, com foco na aprendizagem criativa. Como fundamentação teórica à compreensão da aprendizagem escolar utilizamos a concepção da aprendizagem como processo da subjetividade humana, conforme vem sendo desenvolvida por González Rey (1999a, 2003, 2005, 2009a, 2011), a partir da Teoria da Subjetividade, na perspectiva histórico-cultural. Assumimos a concepção da aprendizagem criativa, de acordo com a conceituação desenvolvida por Mitjáns Martínez (2008a; 2008c; 2009a; 2012) que considera este tipo de aprendizagem um processo complexo da subjetividade humana em que se envolve a geração de ideias próprias e novas pelo aprendiz; o processo de confrontação com a informação e o exercício, pelo aluno, da condição de sujeito do próprio aprender. A metodologia utilizada teve como suporte a Epistemologia Qualitativa a qual tem sido evidenciada pelos estudos em subjetividade como fundamental à compreensão da aprendizagem como processo da subjetividade humana, na perspectiva histórico-cultural. O método escolhido foi o estudo de caso, como estudo intensivo de um fenômeno a partir de instrumentos de diferentes naturezas, escritos e orais, abertos e semi-abertos. Os instrumentos utilizados foram: entrevista, análise documental, exercício de autorreflexão, diário reflexivo da aprendizagem, completamento de frases e redação. A pesquisa foi realizada com três alunas, professoras da rede pública , que se encontravam cursando o mestrado oferecido pelo programa de pós-graduação em educação em uma universidade pública federal. Concluímos que o tipo de aprendizagem compreensiva, como aquela em que o aluno se envolve efetivamente na compreensão do conhecimento (MITJÁNS MARTÍNEZ, 2012), apresentou- se como predominante nos três casos estudados. As alunas mostraram-se estudantes conscientes e intencionais em suas ações de estudo, o que expressou sua condição de sujeito nos processos de aprendizagem. Reconhecemos que a aprendizagem criativa, como aquela essencialmente expressa pelo caráter gerador e transgressor do sujeito em relação ao conhecimento, não foi evidenciada nas alunas. Necessidades de ordem operacional e subjetivas expressas no processo de aprender, assim como o contexto de ensino-aprendizagem da pós-graduação, mostraram-se elementos desfavorecedores da expressão da criatividade na produção do conhecimento nos casos pesquisados.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA aprendizagem de professores na pós-graduação : três estudos de casoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)en
dc.subject.keywordPós-graduaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1Through literature analysis, educators' learning revealed itself a subject poorly studied and debated, be in psychology or Education fields. We consider the magnitude of the link between those two fields, in an effort to comprehend how this process occurs in adult teachers in high- level continuous formation, in an academic context. This consideration is done in an effort to contribute to the development of learning-teaching processes that favor more productive ways of the relations between these apprentices with the knowledge. From this point of view, the objective of the research is to comprehend teachers' learning during post-graduation, focusing in creative learning. As a theoretical contribution to the understanding of academic learning, we use the concept of learning as a process of the human subjectivity, the way it has been developed by González Rey (1999a, 2003, 2005, 2009a, 2011), from the Subjectivity Theory in an historic-cultural perspective. We assume the concept of creative learning, according to the one developed by Mitjáns Martínez (2008a; 2008c; 2009a; 2012) who considers this kind of learning a complex process of the human subjectivity involving the generation of new and self-created ideas by the learner; the process of confronting information and the learner's exercising of his condition of subject of his own learning. The applied methodology had the Qualitative Epistemology, which evidence as fundamental to the comprehension of learning as a process of human subjectivity, in the historical/cultural perspective, has been proved by studies in subjectivity itself. The chosen methodology was case study, an intensive analysis of a phenomenon with several kinds of tools, written and spoken, open and semi-open. These tools were: interviews, document analysis, self-reflection exercises, reflexive journal of the learning, phrase completing games and text composing. The research was conducted with three learners, all teachers in public schools and attending a master degree course offered by a post-graduation program in education at a federal university. We concluded that the kind of comprehensive learning where the learner effectively involves itself in learning knowledge (MITJÁNS MARTÍNEZ, 2012) presented itself dominant in the three analyzed cases. The students proved to be self-controlled, conscious and willful in their study actions, which expressed their condition of subjects of the learning processes. We acknowledge, however, that difficulties in the subjective and in the cognitive-intellectual fields did not favor the occurrence of creative learning, evidencing the importance of considering these processes, in an integrated way, in educators' learning at this academic level. Operational and subjective needs expressed in the learning process, as the whole learning-teaching context of post- graduation have proved themselves disfavoring components of the expression of creativity in the production of knowledge in the researched cases.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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