http://repositorio.unb.br/handle/10482/13719
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAPITULO_ProgramaUnaEpistemologia.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | El programa de una Epistemologia evolucionista |
Autor(es): | Abrantes, Paulo Cesar Coelho |
Assunto: | Teoria do conhecimento Naturalismo Darwin, Charles, 1809-1882 Popper, Karl Raimund, Sir, 1902-1994 - crítica e interpretação Evolução (Biologia) - filosofia Campbell, Donald Thomas, 1916- Dennett, Daniel Clement, 1942- |
Data de publicação: | 2007 |
Editora: | Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Filosofía |
Referência: | ABRANTES, Paulo. El programa de una Epistemologia evolucionista. In: ROSAS, Alejandro (ed.). Filosofía, darwinismo y evolución. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Filosofía, 2007. cap. 6, p. 121-179. |
Resumo: | Este capítulo explicita as motivações do programa de uma epistemologia evolutiva e discuti críticas que são tradicionalmente feitas a ele. Inicia apresentando as motivações históricas do darwinismo em biologia e indicando que essas mesmas motivações podem ser vistas orientando alguns programas em psicologia. Passa em seguida a caracterizar três tipos de explicação que podem ser propostas para as adaptações propriamente epistemológicas: o providencialismo, o instrucionismo e o selecionismo. Este último tipo constitui uma formulação mais abstrata da explicação proposta por Darwin para a origem e a evolução das espécies biológicas. A título de ilustração apresenta, em seguida, as formulações clássicas de epistemologias selecionistas propostas por Popper e Campbell. Questiona então em que medida epistemologias como a de Campbell podem ser enquadradas na conhecida distinção que propôs Bradie entre uma epistemologia evolutiva de mecanismos e uma epistemologia evolutiva de teorias. Ao final, apresenta algumas das objeções mais contundentes que são feitas às epistemologias selecionistas e mostro de que modo elas podem ser respondidas no âmbito do programa selecionista. Conclui apontando algumas das deficiências e limitações do programa no estágio em que se encontra atualmente. Elenca, então, um conjunto de tópicos a serem investigados de modo a eliminar alguns obstáculos ao desenvolvimento do programa selecionista em epistemologia e em outras áreas. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelos detentores dos direitos autorais, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons