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Título: O eu e o outro online : discurso, poder e identidade nas redes sociais
Autor(es): Sylvestre, Ana Paula Melo
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Análise do discurso
Redes de relações sociais
Internet
Data de publicação: 2-Ago-2013
Referência: SYLVESTRE, Ana Paula Melo. O eu e o outro online: discurso, poder e identidade nas redes sociais. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Redes Sociais virtuais desenvolvem um papel importante na sociedade atual. A cada dia, um número maior de pessoas se utiliza desses espaços discursivos para agir e interagir socialmente. Assim, o objetivo central desta pesquisa é investigar como as relações discursivas evidenciam a construção de identidades nas Redes Sociais, em especial no Twitter e no Facebook, e como relações assimétricas de poder são mantidas ou modificadas nas práticas sociais nesses espaços. Configurações discursivas próprias dos gêneros textuais digitais são constituídas e remodeladas por meio do uso, e assimiladas pelos usuários de maneira cotidiana e natural. Para além das diferentes formas de linguagem utilizadas nos espaços digitais, estatutos sociais são inaugurados nas Redes Sociais, e assim, a sociedade percebe novos papéis sociais surgirem e outros serem reinventados. A facilidade com que se pode ter acesso ao discurso por meio das Redes Sociais traz importantes questões a serem investigadas: Seriam as Redes Sociais espaços que asseguram uma forma de democratização do discurso? Relações assimétricas de poder são perceptíveis nesses espaços? As Redes Sociais podem ser recurso de manutenção do poder hegemônico? Podem ainda ser espaço para mudança social? Alguns dados coletados, oriundos de pesquisa qualitativa, em Análise do Discurso Crítica nesses espaços, revelam que relações sociais complexas se configuram nas interações sociais digitais evidenciando assimetrias de poder, construções identitárias, formas de manipulação ideológica e papéis sociais diversos. Trata-se de pesquisa de base qualitativa, que utiliza como principais condutores teóricos as obras de Fairclough (2001 e 2003), Resende & Ramalho (2009 e 2011), no âmbito da Análise do Discurso Crítica; Van Dijk (2010), no que diz respeito às concepções de poder, ideologia e hegemonia; Marcuschi (2008 e 2010) e Marcuschi & Xavier (2010), quanto aos gêneros e às características hipertextuais dos gêneros digitais, e vários outros autores recentes que abordam esse novo universo social online. As conclusões obtidas com bases nos dados apontam para a existência de discursos de manipulação e manutenção hegemônica coexistindo com reações de mudança social e denúncias às formas de manipulação, no âmbito das Redes Sociais Facebook e Twitter, e atuando ativamente na constituição da identidade social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Virtual Social Networks develop an important role in today's society. Every day, more and more people are using these discursive spaces to act and interact socially. The main objective of this research is to investigate how the discursive relations show the construction of identities on Social Networks, especially on Twitter and Facebook, and how asymmetrical power relations are maintained or modified in social practices in these spaces. Specific discursive configurations of digital textual genres are formed and reshaped through use, and assimilated by users every day in a natural way. In addition to the different forms of language used in digital spaces, bylaws are inaugurated on Social Networks, and so society perceives new social roles emerge and others be reinvented. The easiness with which one can have access to speech through Social Networks brings important issues to be investigated: Are Social Networks spaces which provide a form of democratization of discourse? Asymmetrical power relations are noticeable in these spaces? Social Networks can be maintenance feature of hegemonic power? They may still be room for social change? Some data collected from qualitative research in Critical Discourse Analysis of these spaces, show that complex social relations are configured in social interactions digital evidencing asymmetries of power, identity constructions, forms of ideological manipulation and various social roles. Qualitative research, it uses as principal conductor, theoretical works of Fairclough (2001 and 2003), Resende & Ramalho (2009 and 2011) within the Critical Discourse Analysis; Van Dijk (2010), in regard of conceptions of power, ideology and hegemony; Marcuschi (2008 and 2010) and Marcuschi & Xavier (2010), about the genres and characteristics of hypertext digital genres, and many other recent authors that have investigated this new online social universe. The conclusions from the data bases indicate the existence of speeches handling and maintaining hegemonic coexisting with reactions and denunciations of social change to forms of manipulation in the context of social networks Facebook and Twitter, and working actively in the formation of social identity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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