Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13859
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElisaSobéNeves.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.authorNeves, Elisa Sobé-
dc.date.accessioned2013-08-05T15:17:34Z-
dc.date.available2013-08-05T15:17:34Z-
dc.date.issued2013-08-05-
dc.date.submitted2013-04-15-
dc.identifier.citationNEVES, Elisa Sobé. Língua estrangeira para crianças na escola internacional/bilíngue (português/inglês): multiletramentos, transculturalidade e educação crítica. 2013. xvi, 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13859-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.en
dc.description.abstractA construção do conhecimento linguístico e cultural em inglês como língua estrangeira no contexto da escola internacional/bilíngue (português/inglês) apresenta um campo de investigação transdisciplinar (CELANI, 1998) e transgressiva (PENNYCOOK, 2006) em Linguística Aplicada devido a sua complexidade. O principal objetivo do estudo foi investigar o processo de construção do conhecimento linguístico e cultural em inglês como língua estrangeira em alunos no 2º ano do Ensino Fundamental I, inseridos no contexto transcultural (ROCHA, 2012; CAVALCANTI, BORTONI-RICARDO, 2007) e plurilíngue (ROJO, 2007a; FIORIN, 2006a; ROCHA, 2010, 2012) de uma escola internacional/bilíngue situada em Brasília/DF, Brasil. A pesquisa é qualitativa (ERICKSON, 1986; MOURA FILHO, 2000; BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; ANDRÉ, 2010) de base etnográfica (ERICKSON, 1986; LARSEN-FREEMAN e LONG, 1997) com observação participante (SPRADLEY, 1980). Os participantes foram seis alunos brasileiros, entre sete e oito anos de idade. Seis tipos diferentes de instrumentos de pesquisa foram utilizados: notas de campo, questionários semiestruturados, amostras de atividades escolares e entrevista focalizada (FLICK, 2009). Os dados foram gerados ao longo do ano letivo de agosto/2011- junho/2012, triangulados e analisados de acordo com o paradigma interpretativista (JOHNSTONE, 2000). Os resultados do estudo mostraram que as interações sociais (BAKHTIN, 1981, 1999, 2003, 2004; VYGOTSKY, 1984, 1987, 2001, 2012), estabelecidas no contexto escolar, favorecem a construção do conhecimento linguístico e cultural em inglês como língua estrangeira. Os dados também mostraram certa evidência de que os participantes desenvolveram seus Multiletramentos (ROJO, 2009; MONTE MÓR, 2009; ROJO, MOURA, 2012) ao aprenderem conteúdos acadêmicos que são ensinados em inglês. Além disso, a proposta de educação internacional/bilíngue pode ser um dos caminhos que levam à formação de cidadãos críticos bilíngues capazes de atuar positivamente na sociedade contemporânea. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractLinguistic and cultural knowledge construction in English as a foreign language in the context of an international/bilingual (Portuguese/English) school presents a transdisciplinary (CELANI, 1998) and transgressive (PENNYCOOK, 2006) investigation field in Applied Linguistics due to its complexity. The main objective of the study was to investigate the process of the linguistic and cultural knowledge construction in English as a foreign language in Grade 2 students in the Elementary Section, who belonged to a cross-cultural (ROCHA, 2012; CAVALCANTI, BORTONI-RICARDO, 2007) and plurilingual (ROJO, 2007a; FIORIN, 2006a; ROCHA, 2010, 2012) context of an international/bilingual school located in Brasília/DF, Brazil. The research is qualitative (ERICKSON, 1986; MOURA FILHO, 2000; BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; ANDRÉ, 2010) and it has an ethnographic base (ERICKSON, 1986; LARSEN-FREEMAN e LONG, 1997) with participant observation (SPRADLEY, 1980). The participants were six Brazilian students between seven and eight years old. Six different types of research instruments were applied: field notes, semi- structured questionnaires, samples of school work and a focused interview (FLICK, 2009). Data was generated during the school year of August/2011-June/2012 and they were triangulated and analyzed according to the interpretative paradigm (JOHNSTONE, 2000). The study results show that the social interactions (BAKHTIN, 1981, 1999, 2003, 2004; VYGOTSKY, 1984, 1987, 2001, 2012) established in the school context favor the linguistic and cultural knowledge construction in English as a foreign language. Data also showed some evidence that participants developed their Multiliteracies (ROJO, 2009; MONTE MÓR, 2009; ROJO, MOURA, 2012) by learning academic content that is taught in English. Moreover, the international/bilingual educational proposal can be one of the ways that lead to the formation of bilingual critical citizens who will be able to positively act in today’s society.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLíngua estrangeira para crianças na escola internacional/bilíngue (português/inglês) : multiletramentos, transculturalidade e educação críticaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estrangeirismosen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.