http://repositorio.unb.br/handle/10482/13999
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_AmandaAguiarAyres.PDF | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Processo criativo e atuação em telepresença na formação de professores de teatro |
Autor(es): | Ayres, Amanda Aguiar |
Orientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Professores - formação Professores de representação teatral Arte e tecnologia Tecnologia educacional |
Data de publicação: | 21-Ago-2013 |
Data de defesa: | 25-Mar-2013 |
Referência: | AYRES, Amanda Aguiar. Processo criativo e atuação em telepresença na formação de professores de teatro. 2013. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O estudo apresentado teve por objetivo o desenvolvimento e a análise de práticas artísticas realizadas através da mediação tecnológica com enfoque na utilização da telepresença. A pesquisa contemplou três experimentos didático-pedagógicos desenvolvidos com professores de teatro em formação. Os processos viabilizaram três propostas práticas diferenciadas com o uso da telepresença que, entre outros aspectos, permitiram em seu contexto amplo a interação entre atores em qualidades de presença diferenciadas (presentes fisicamente e telepresentes), a recepção de diferentes espectadores (presentes fisicamente e internautas) e a ampliação espacial das obras de modo a considerar a relação entre humanos e máquinas em processos composicionais interconectados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this research is to analyze the development and artistic practices implemented via technological mediation with a focus in telepresence. The research included three didactic-pedagogical experiments developed with theater teachers while in the process of teacher education. These processes made possible the development of three practices using telepresence which allowed the interaction among actors in the modality of physical presence and telepresence. These practices amplified the notion of space allowing to consider the relation humans and machines in creative and interconnected processes. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.