http://repositorio.unb.br/handle/10482/14024
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Título: | A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática |
Outros títulos: | Creativity and didactical situations in the teaching and learning of Mathematics La creatividad y las situaciones didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas |
Autor(es): | Gontijo, Cleyton Hércules Silva, Erondina Barbosa da Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática Didática |
Data de publicação: | Jan-2012 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
Referência: | GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 29-46, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/6823>. Acesso em: 23 ago. |
Resumo: | Este artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo
da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo
da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias
possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática,
na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações
de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996,
1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das
situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a
situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article proposes an articulation between Csikszentmihalyi’s Systems Perspective to the study of creativity and Brousseau’s Theory of Didactical Situations in the field of mathematics. We believe that the articulation of the two theories enables the study of creativity in the process of teaching and learning mathematics as it allows us to understand the action of subjects in learning situations, considering contextual factors. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), in the study of creativity, and Brousseau (1996a, 2008), in the study of didactical situations, integrate the subject’s action (the student’s work) with the domain (the didactic situation in mathematics) and the field (the teacher’s action). ___________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN Este artículo propone una articulación entre la Perspectiva de Sistemas para el estudio de la creatividad de Csikszentmihalyi y la Teoría de las Situaciones Didácticas en el campo de la matemática de Brousseau. Consideramos que la articulación de las dos teorías posibilita el estudio de la creatividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, a medida que nos permite comprender la acción de sujetos, en las situaciones de aprendizaje, considerando factores contextuales. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b) en el estudio de la creatividad, y Brousseau (1996a, 2008) en el estudio de las situaciones didácticas integran la acción del sujeto (trabajo del alumno), como el dominio (la situación en la matemática) y el campo (acción del profesor). |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença: | Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013. |
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