http://repositorio.unb.br/handle/10482/14086
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_FabioTomasello.pdf | 983,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Oficinas rap para adolescentes : proposta metodológica de intervenção psicossocial em contexto de privação de liberdade |
Autor(es): | Tomasello, Fábio |
Orientador(es): | Conceição, Maria Inês Gandolfo |
Assunto: | Juventude socialmente desajustada - Distrito Federal (Brasil) Atos ilícitos Psicodrama Música - aspectos sociais Psicologia do adolescente Jovens - socialização |
Data de publicação: | 6-Set-2013 |
Data de defesa: | 4-Out-2006 |
Referência: | TOMASELLO, Fábio. Oficinas rap para adolescentes: proposta metodológica de intervenção psicossocial em contexto de privação de liberdade. Brasília, 2006. xiv, 201 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | Pautado no pensamento complexo e na abordagem psicossocial de fenômenos como exclusão social, este estudo propõe o atendimento a adolescentes autores de ato infracional por meio de técnicas derivadas do psicodrama e utilizando a música rap como ferramenta projetiva, com o intuito de verificar a utilidade deste estilo musical enquanto instrumento de expressão acerca da realidade psicossocial vivida por adolescentes em conflito com a lei. Para a realização do estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, sendo os dados coletados através de oficinas de rap nas quais os participantes construíam suas histórias de vida na forma de letra de música, que foram analisadas através do método construtivo-interpretativo. Participaram do estudo três adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de internação em uma instituição do Distrito Federal . Os resultados possibilitaram o levantamento de questões clínicas acerca de cada participante e a construção de zonas de sentido no discurso dos jovens, que apontam a complexidade das relações entre pobreza e baixa auto-estima, habituação ao ilícito, precocidade no envolvimento infracional, valorização do status social em detrimento da ética, transgeracionalidade e inexorabilidade do crime, banalização da violência, sentimento de impotência, subversão dos valores morais, habituação às armas-de-fogo, a figura da mãe como único referencial positivo de afeto e a necessidade de transformação, revelando o valor das oficinas rap enquanto ferramenta clínica alternativa no atendimento a adolescentes em conflito com a lei. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Guided by the complex thinking and by the psychosocial approach of the social phenomenon of exclusion, this study proposed a kind of assistance for these adolescents who are authors of infractional acts, consisted on projective techniques derived from the psychodrama and which used rap music style as a tool of expression of the psychosocial realities of these adolescents in conflict with the law. To produce these studies, a qualitative methodology of research was conducted and data were collected during the rap workshops in which the participants constructed their own histories of life in the form of lyrics which were analyzed by the constructive interpretative method. The participants of the study were three adolescents who were doing their socioeducational sentence of being confined in an institution of Distrito Federal (named CAJE). The results showed the possibility of producing clinical questions about each of the participant’s histories and the construction of zones of sense in the adolescents discourse which indicated the complexity among the poverty and the self-steem, the familiarization to the illegality and the precocity of infractional involvement and the criminal inexorability of the destine, the feeling of impotence, the moral values subversion, the habituation with guns, the mother figure as the only positive affective reference and the necessity of transformation, showing the value of the rap workshops as an alternative clinical tool for the assistance of adolescents in conflict with the law. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
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