Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14099
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CristianeHerresTerraza.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O conceitualismo e a arte tecnológica : um estudo sobre a relevância da recepção e da fruição
Autor(es): Terraza, Cristiane Herres
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Arte moderna - século XX
Arte e tecnologia
Arte - apreciação
Data de publicação: 9-Set-2013
Referência: TERRAZA, Cristiane Herres. O conceitualismo e a arte tecnológica: um estudo sobre a relevância da recepção e da fruição. 2013. xx, 244 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A proposição apresentada por esta pesquisa se insere nas reflexões sobre as produções conceitualistas da arte, sua pertinência à arte contemporânea, utilizando como exemplos e estudos de caso as manifestações da arte tecnológica. Este trabalho objetiva discutir sobre as afecções de objetos artísticos valorados na experiência pessoal e coletiva, nem sempre privilegiando o campo sensível, centrando-se nas interações entre o espectador e a obra. Reflete-se, ainda, a propósito do papel do contexto histórico e social no entendimento e nas possibilidades de diálogo com o objeto de arte tecnológica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following work is a reflection on Conceptualism. The main purpose is trying to understand how Conceptual Art interacts with Technological Art. The perfunctory valuation of artistic works in everyday personal and collective experiences is considered. It is important to state that, hardly ever, the sensitive field is recognized. The focus is on the interaction amongst spectators, creators and the artwork itself. Identifying the role played by the social and historical context as a tool to apprehend the multiple possibilities generated by the dialog with an artwork and the contextual changes at the time of production is also among the objectives of this research.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.