Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1420
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_EneidaAliceGSantos.pdf888,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gênero e número nominal : proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari
Autor(es): Santos, Eneida Alice Gonzaga dos
Orientador(es): Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Assunto: Educação indígena
Língua portuguesa
Segunda língua
Etnografia
Data de publicação: 5-Mar-2009
Referência: SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Gênero e número nominal: proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O ensino da língua portuguesa como segunda língua, em específico, o gênero e o número nominal do português para os waimiri atroari é o foco desta pesquisa, que faz a análise contrastiva do gênero e do número nominal das duas línguas, explicando as distinções estruturais das mesmas. Também apresenta os métodos de ensino de segunda língua mais usados nos últimos sessenta anos. E a partir de uma etnografia da escola, considerando os aspectos culturais do povo para a escolha do método de ensino baseado em tarefas como o mais apropriado para este contexto de ensino, apresenta uma proposta de ensino de português como segunda língua para o povo waimiri atroari. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teaching of portuguese as a second language, epecifically the nominal number and gender of the Portuguese for the indigenous people of the waimiri atroari is the focus of this theses. It accomplishes a contrastive analysis of gender and nominal number in both languages, explaning the structural distinctions between them. It also presents the methods of second language teaching used in the last sixtynyears. And from a school etnogrphy, taking into account the cultural aspects of the people for the choice of the task-based language teaching as the most appropriate for this teaching context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
Informações de Acesso e Conteúdo: Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção de grau de Mestre.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.