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2013_LaylaJorgeTeixeiraCesar.pdf614,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSouza, Marcelo Medeiros Coelho de-
dc.contributor.authorCesar, Layla Jorge Teixeira-
dc.date.accessioned2013-09-26T13:15:40Z-
dc.date.available2013-09-26T13:15:40Z-
dc.date.issued2013-09-26-
dc.date.submitted2013-07-
dc.identifier.citationCESAR, Layla Jorge Teixeira. Mecanismos de seleção para o ensino superior e desigualdade educacional: um estudo sobre o PAS e o vestibular na Universidade de Brasília. 2013. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14205-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.en
dc.description.abstractEsta dissertação empreende um estudo de caso sobre PAS e o Vestibular, principais mecanismos de acesso à UnB, em sua aplicação no ano de 2011, para avaliar as diferenças entre um exame de entrada única e outro de entrada seriada, bem como discutir os efeitos deste tipo de mecanismo de caráter meritocrático sobre a composição do corpo discente da universidade, identificando entre as características de origem socioeconômica os principais determinantes do sucesso na transição educacional e propondo alternativas ao modelo vigente. A hipótese levantada e confirmada por esta pesquisa é de que o PAS não se diferencia significativamente do Vestibular no que se relaciona ao perfil socioeconômico dos alunos selecionados. A diferença na composição do alunado da universidade se daria em maior grau internamente (entre cursos e na distribuição dos escores) do que entre os diferentes mecanismos de acesso. Sendo assim, não existiria benefício do ponto de vista da inclusão social na diversificação deste tipo de mecanismo de seleção. Além disso, entre os principais resultados encontrados, indica-se a auto-seleção dos estudantes como fator determinante de sua alocação entre os cursos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper undertakes a case study of PAS and Vestibular, main mechanisms for access to Universidade de Brasília, in its implementation in 2011, to assess the differences between a single entrance examination and other serial input and discuss the effects of this type of meritocratic engine on the composition of the student body of the university, identifying what socioeconomic background characteristics are the main determinants of success in educational transition and proposing alternatives to the current model. The central hypothesis – tested and confirmed by this research -- is that the PAS does not differ significantly from the Vestibular as it relates to the socioeconomic profile of the selected students. The differences in the composition of the student body of the university would be in greater degree internally given (between courses and the distribution of scores) than among different access mechanisms. Thus, there would be no benefit in terms of social inclusion in the diversification of this kind of selection mechanism. Furthermore, the main results indicate the self-selection of students as a great determinant of its allocation between courses.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMecanismos de seleção para o ensino superior e desigualdade educacional : um estudo sobre o PAS e o vestibular na universidade de brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superior - Distrito Federal (Brasil)en
dc.subject.keywordAvaliação educacionalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
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